PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: INDIRA CORBAN BRITO GUERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INDIRA CORBAN BRITO GUERRA
DATA : 23/02/2023
LOCAL: Remoto

Regime do Inconsciente Colonial Capitalístico: entendendo seus mecanismos e buscando pistas para saídas decoloniais a partir das resistências micropolíticas de mestres e mestras da tradição

decolonialidade; rizoma; regime colonial capitalistico; micropolitica, resistência; mestras da tradição

A partir de um aporte teórico e epistemologico que coloca em diálogo os pensamentos decoloniais e o pensamento rizomático dos filosofia Gilles Deleuze e Félix Guattarri, a pesquisa faz uma excursão pela colonialidade em sua dobra atual nomeada por Suelly Rolnik de Regime do inconsciente Colonial Capitalístico, para depois identificar as microresistências ativas de mestres e mestras na tradição e as suas potências de descolonização das subjetividades. Para isso utiliza-se da metodologia da cartografia para olhar os diagramas que compõe tais resistências, atentando para as linhas de fuga que apontam para caminhos de liberação dos potenciais germinativos dos desejos e subjetividades. Como resultado a pesquisa chega em algumas pistas de rotas para a descolonização trazidas pelas resistências colocadas em curso pelas mestras e mestres da tradição escutadas durante o processo de campo. A escuta ganha lugar fundamental na investigação, que foi feita a partir das narrativas das mestras e mestres, sendo apreciada desde uma perspectiva onde as próprias narrativas tem autonomia.

Externa à Instituição - DIOGIVANIA MARIA DA SILVA - UFPE
Externa à Instituição - GILIANE CORDEIRO GOMES - OUTRA
Interno - 1960900 - GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
Interno - 1134048 - JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS