TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS: OS DESAFIOS DO INGRESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ESTADUAL E FEDERAL EM RECIFE-PE
Desigualdade, raça, estratificação social, educação
As dissemelhanças na oferta de oportunidades entre estudantes e os desafios inseridos no ensino superior na permanência dos estudantes até alcançar a conclusão da graduação, compõem o objeto de estudo desse projeto de dissertação. Por meio de uma metodologia mista, a investigação se dará através da análise da base de dados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e da realização de entrevistas semi-estruturadas com estudantes das universidades, UFPE e UPE. Nas sessões seguintes, os apontamentos teóricos e o desenho metodológico serão descritos para explanação mais detalhada do projeto.
A sessão “Sobre as desigualdades: estruturas sociais e trajetórias individuais”, descreve brevemente a partir da teoria social, a localização da discussão da trajetória dos individuos a partir das desigualdades, em específico considerando as desigualdades raciais. Para os apontamentos sobre as relações raciais, a sessão “O pluralismo de ser negro no Brasil”, se aprofunda um pouco mais nas questões e se dedica a descrever sobre as definições de “ser negro”, as interferências do racismo na autopercepção, e a complexidade da classificação. Por fim, “Breves apontamentos sobre Ações afirmativa”, une os arcabouços dos tópicos anteriores, para compreender a dinâmica de uma política afirmativa e os impactos de redução de desigualdades no ensino superior. Após as sessões mais teóricas, o desenho metodológico é descrito em “Métodos e técnicas”, e a organização e previsão da realização das etapas em “Cronograma”, seguido pela descrição dos “Resultados esperados”. Dediquei-me a escrever de forma indicar não só os caminhos teóricos que tenho optado, mas o desenho dos – quiçá – futuros capítulos da dissertação que me encontro a construir.