Confluências entre Rap e Cultura Popular Nordestina: identidades culturais, hibridismo e resistência nos fazeres musicais de Zé Brown, Aliados CP e Júnior Baladeira
Rap; Cultura Popular; Identidade; Hibridismo.
A presente dissertação de mestrado se propôs a investigar como ocorrem as formas de identificação nos fazeres musicais promovidos por artistas pernambucanos que realizam uma mistura entre os elementos do rap e das culturas populares nordestinas, como é o caso de Aliados CP, Júnior Baladeira e Zé Brown. Neste sentido, para responder a este problema de pesquisa geral, busquei (1) investigar a trajetória de vida desses artistas, traçando os elementos que contribuíram para a emergência das produções musicais desse estilo de rap; (2) analisar quais são os discursos que emergem nas letras e quais são as sonoridades presentes nas suas músicas; (3) e identificar de que forma as propostas estéticas do rap e suas convenções sociais foram negociadas por esses artistas. Para tal, utilizamos como base as contribuições teóricas promovidas pela Sociologia da Música, em especial Harriet Martineau, Du Bois, Howard Becker e Antoine Hennion. Também mobilizamos as contribuições de autores/as dos Estudos Culturais como Stuart Hall, Simon Frith, Paul Gilroy e bell hooks, dentre outros/as. Do ponto de vista metodológico, para podermos alcançar os objetivos desta pesquisa, realizamos (1) uma análise do som e do discurso dos fazeres musicais dos artistas do Rap Repente; (2) entrevistas semiestruturadas com esses artistas; (3) observações de campo das apresentações desses artistas em shows, eventos e festivais; (4) acompanhamentos diários das redes sociais desses artistas; (5) e, por fim, uma pesquisa documental em jornais, revistas, sites e blogs que possuem entrevistas com esses artistas, textos de crítica musical sobre suas produções artísticas e matérias de divulgações de shows.