PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: MARILIA RENATA FELIX RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA RENATA FELIX RODRIGUES
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PPGS 12. andar CFCH UFPE
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL E SUBJETIVIDADES AFRODIASPÓRICAS: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DE INTELECTUAIS NEGRAS BRASILEIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

afrodiáspora; “educação do sensível”; relações étnico-raciais; subjetividades; teoria social.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

Esta pesquisa teórica de cunho qualitativo tem como objetivo contribuir para o processo de construção de uma “educação do sensível”, apoiada no pensamento afrodiaspórico brasileiro como proposta ética, política e pedagógica para refletir sobre a interferência do racismo no âmbitos dos direitos e práticas educacionais. A “educação do sensível” busca quebrar com o dualismo corpo-mente presente nos meandros da ciência e educação moderna, trazendo o corpo, as emoções e sensibilidades para participar ativamente da construção do conhecimento inteligível através do saber sensível. Partindo de discussões da teoria social, do pensamento pós-colonial e afrodiaspórico brasileiro, objetiva-se ampliar a compreensão acerca das mazelas educacionais e suas violências na constituição de subjetividades afrodiaspóricas. A definição do que é essa prática educativa e do que seriam essas subjetividades afrodiaspóricas se deu através da articulação entre conceitos, tais como: “racialização”, “neocolonialismo”, “encantamento”, “estesia”, “saber sensível”, “desigualdades raciais”, “epistemicídio”, “colonialidade” e “corporeidade”. A nível metodológico, a pesquisa de cunho teórico foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica e de um Estado da Arte acerca das categorias em questão, o que possibilitou um corpus analítico construído por leituras, fichamentos, contrastes e correlações teóricas que foram possíveis e relevantes ao andamento da pesquisa. Neste sentido, situamos a pesquisa como teórico-comparativa (qualitativa) e esperamos contribuir para o avanço de discussões acerca de uma “educação do sensível” com raízes afrodiaspóricas para o fortalecimento da utilização teórica das categorias e linhas de pensamento postas em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1134466 - PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
Externo ao Programa - 2331564 - ALEXANDRO SILVA DE JESUS - UFPEExterno à Instituição - BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA - UPE
Externa à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 09:55
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