A distribuição do poder no audiovisual:
uma análise estatística da desigualdade de gênero no cinema pernambucano
desigualdade de gênero, distribuição de poder, status social, políticas públicas, cinema e audiovisual.
O Estado de Pernambuco tem apresentado, nos últimos anos, uma crescente produção audiovisual apoiada financeiramente por uma política pública de incentivo à produção cultural do Governo do Estado de Pernambuco. Nesse Estado, o cinema foi instrumentalizado por movimentos sociais, influenciando a opinião pública e funcionando como instrumento de governança participativa. Nessa produção, é observável a existência de uma expressiva desigualdade de gênero em funções de poder, especificamente nas funções de direção e produção, identificando-se uma divisão sexual do trabalho e um status de autor especificamente atribuído ao diretor. Pensando nessa condição socioprofissional e no incentivo financeiro advindo de recursos públicos existente nessa cidade, a presente pesquisa tem como objetivo geral descrever e analisar longitudinal e estatisticamente a distribuição de gênero nas funções de produção e de direção na cadeia produtiva do cinema pernambucano, com recorte temporal que vai do ano de 1996 ao ano de 2021, bem como investigar a percepção de perfis típicos e representativos dessa categoria profissional. Para tanto, apoiar-se-á no conceito de desigualdades categoriais de Charles Tilly e nos conceitos de Redistribuição e Reconhecimento de Nancy Fraser, os quais se baseiam, respectivamente, em categorias dicotômicas (homens-mulheres; brancos-negros etc.) para investigar as desigualdades existentes – e persistentes – não apenas entre indivíduos, mas também entre grupos de indivíduos, como também nas dimensões materiais e simbólicas da produçnao, da permanência e das condições de desigualdade no sentido de acesso a recursos e à dimensão valorativa dos sujetos, adequando-se perfeitamente ao objetivo geral proposto. A metodologia utilizada será mista, com uma etapa quantitativa combinada à uma etapa qualitativa, valendo-se da estratégia de análise de conteúdo hermenêutica, combinando procedimentos qualitativos e quantitativos para a compreensão dos fenômenos.