"EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL" E SUBJETIVIDADES AFRODIASPÓRICAS: CONSTRUÇÃO A PARTIR DA CRÍTICA DECOLONIAL
Palavras-chave: decolonialidade; “educação do sensível”; relações étnico-raciais; subjetividades; teoria social.
Esta pesquisa teórica de cunho qualitativo tem como objetivo analisar o processo de construção de uma “educação do sensível”, se apoiando na crítica decolonial e no pensamento afrodiaspórico como proposta ética, política e pedagógica para refletir sobre a interferência do racismo no âmbitos dos direitos e práticas sociais. A “educação do sensível” busca quebrar com o dualismo corpo-mente presente nos meandros da ciência e educação moderna, trazendo o corpo, as emoções e sensibilidades para participar ativamente da construção do conhecimento inteligível através do saber sensível. Partindo de discussões da teoria social, do pensamento pós-colonial e dos estudos decoloniais, objetiva-se ampliar a compreensão acerca das mazelas educacionais e suas violências na constituição de subjetividades decoloniais. A definição do que é essa prática educativa e do que seriam essas subjetividades decoloniais se deu através da articulação entre conceitos, tais como: “racialização”, “neocolonialismo”, “encantamento”, “estesia”, “saber sensível”, “desigualdades raciais”, “epistemicídio”, “colonialidade” e “corporeidade”. A nível metodológico, a pesquisa de cunho teórico foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica e de um Estado da Arte acerca das categorias em questão, o que possibilitou um corpus analítico construído por leituras, fichamentos, contrastes e correlações teóricas que foram possíveis e necessárias ao andamento da pesquisa. Além disso, pretende-se realizar uma narrativa autobiográfica com ‘ (um) estudante negro de pós-graduação na UFPE, como parte que evidencia empiricamente as (im)possibilidades de pensar em uma “educação do sensível”. Neste sentido, situamos a pesquisa como teórico-comparativa (qualitativa) e esperamos contribuir para o avanço de discussões acerca de uma “educação do sensível” com raízes afrodiaspóricas e decoloniais e para o fortalecimento da utilização teórica das categorias e linhas de pensamento postas em questão.