PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA RENATA FELIX RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA RENATA FELIX RODRIGUES
DATA : 10/01/2024
LOCAL: PPGS 12. andar CFCH UFPE
TÍTULO:

"EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL" E SUBJETIVIDADES AFRODIASPÓRICAS: CONSTRUÇÃO A PARTIR DA CRÍTICA DECOLONIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: decolonialidade; “educação do sensível”; relações étnico-raciais; subjetividades; teoria social.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

Esta pesquisa teórica de cunho qualitativo tem como objetivo analisar o processo de construção de uma “educação do sensível”, se apoiando na crítica decolonial e no pensamento afrodiaspórico como proposta ética, política e pedagógica para refletir sobre a interferência do racismo no âmbitos dos direitos e práticas sociais. A “educação do sensível” busca quebrar com o dualismo corpo-mente presente nos meandros da ciência e educação moderna, trazendo o corpo, as emoções e sensibilidades para participar ativamente da construção do conhecimento inteligível através do saber sensível. Partindo de discussões da teoria social, do pensamento pós-colonial e dos estudos decoloniais, objetiva-se ampliar a compreensão acerca das mazelas educacionais e suas violências na constituição de subjetividades decoloniais. A definição do que é essa prática educativa e do que seriam essas subjetividades decoloniais se deu através da articulação entre conceitos, tais como: “racialização”, “neocolonialismo”, “encantamento”, “estesia”, “saber sensível”, “desigualdades raciais”, “epistemicídio”, “colonialidade” e “corporeidade”. A nível metodológico, a pesquisa de cunho teórico foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica e de um Estado da Arte acerca das categorias em questão, o que possibilitou um corpus analítico construído por leituras, fichamentos, contrastes e correlações teóricas que foram possíveis e necessárias ao andamento da pesquisa. Além disso, pretende-se realizar uma narrativa autobiográfica com ‘ (um) estudante negro de pós-graduação na UFPE, como parte que evidencia empiricamente as (im)possibilidades de pensar em uma “educação do sensível”. Neste sentido, situamos a pesquisa como teórico-comparativa (qualitativa) e esperamos contribuir para o avanço de discussões acerca de uma “educação do sensível” com raízes afrodiaspóricas e decoloniais e para o fortalecimento da utilização teórica das categorias e linhas de pensamento postas em questão.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2510116 - ANA CLAUDIA RODRIGUES DA SILVA - UFPEExterna à Instituição - MICHELE GUERREIRO FERREIRA - UFPB
Interno - 1134466 - PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 27/12/2023 14:52
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