PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: LETHICIA STHEFANY FERREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETHICIA STHEFANY FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 06/07/2023
LOCAL: Recife, PE

Fábrica dos Sonhos? trajetórias sociais e relações de trabalho na Jeep, Goiana, PE.

relações de trabalho; trajetórias; Jeep.

Em 2015, tiveram início as operações do Polo Automotivo Jeep, localizado no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O local foi escolhido para abrigar uma nova subsidiária da montadora, a fábrica mais moderna do conglomerado de empresas Stellantis, devido ao grande volume de benefícios fiscais e sociais apresentados ao então grupo Fiat. No entanto, desperta curiosidade a escolha da região, tendo em vista a inexistência de circuito industrial do tipo, bem como de uma classe operária automotiva que pudesse integrar o site de produção. Mais do que isso, Goiana é um território forjado desde a colonização pela monocultura da cana, cujas marcas sociais podem ser sentidas até hoje, inclusive em diferentes núcleos econômicos, como é o caso da pesca artesanal. Tendo em perspectiva a trajetória econômica, cultural e social do território, este trabalho tem como objetivo analisar quais os impactos da organização produtiva do Polo Jeep nas relações sociais e de trabalho, segundo as operárias e operários.

Presidente - 2323516 - CRISTIANO WELLINGTON NOBERTO RAMALHO
Interno - 3523640 - SIDARTHA SORIA E SILVA
Externo à Instituição - MAURÍCIO ROMBALDI
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 09:49