PPGSOCIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - CFCH DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTUR SANTOS DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTUR SANTOS DE SOUZA SILVA
DATA : 23/06/2023
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

O NOVO ENSINO MÉDIO E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE: um estudo a partir dos licenciados em Sociologia da Educação Básica de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Novo Ensino Médio, Ensino de Sociologia, Profissionalidade docente.


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a implementação do novo Ensino
Médio alterou a profissionalidade docente dos licenciados em Ciências Sociais/Sociologia da
Educação Básica de Pernambuco. O ponto de partida é a Lei 13.415/2017, que reformou essa
etapa da Educação Básica e alterou, entre outras, a Lei 9.394/1996, que estabelecia as
Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir disso, uma série de mudanças curriculares
e práticas foram implementadas. Para entender como essas mudanças incidiram
especificamente sobre os professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia,
utilizaremos os dados do Censo Escolar disponibilizados pelo INEP, para compreender quais
as disciplinas estão sob a responsabilidade desses profissionais e em quais etapas da Educação
Básica estão atuando, por exemplo; e para compreender a percepção desses professores
utilizaremos grupos-focais e entrevistas semi-estruturadas. Dessa maneira, acreditamos que
será possível a produção de dados que contribuam para a análise dos aspectos objetivos,
externos aos professores, e subjetivos, como as preocupações, expectativas e sentimentos em
relação ao novo contexto. Portanto, a pesquisa se justifica porque a docência na Educação
Básica é um dos principais caminhos seguidos pelos licenciados em Ciências
Sociais/Sociologia e porque aproveita uma oportunidade temporal rara e está sendo
desenvolvida durante a formação das primeiras turmas sob a obrigatoriedade do Novo Ensino
Médio. Assim, ainda que foque nos profissionais licenciados em Ciências Sociais que atuam
na Educação básica de Pernambuco, a análise que será desenvolvida tem potencial de
contribuir para o entendimento geral das consequências trazidas pelo novo Ensino Médio à
profissionalidade docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.502.948-** - ALEXANDRE ZARIAS - FJN
Interno - 3523640 - SIDARTHA SORIA E SILVA
Externa ao Programa - 1061819 - TATIANE OLIVEIRA DE CARVALHO MOURA - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 14:19
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