ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DOS QUESTIONÁRIOS DO CANADIAN ASSESSMENT OF PHYSICAL LITERACY PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade Física, Motivação, Confiança, Conhecimento, Compreensão.
A Physical Literacy é definida como a motivação, confiança, competência física e conhecimento e compreensão da importância da atividade física ao longo da vida. O termo foi proposto pela primeira vez por Margaret Whitehead em 1993, diferenciando-se das demais temáticas sobre atividade física apresentadas na época por apresentar uma base filosófica (monismo, existencialismo e fenomenologia) incorporada a seu modelo teórico. Nas últimas décadas diversos eventos abordando a temática foram realizados, com apresentação de artigos, disseminação de novas proposições e fundação da International Physical Literacy Association. Nas últimas décadas, o conceito tem ganhado maior popularidade e maior interesse em pesquisas. Consequentemente, surgiu-se a necessidade de se desenvolver um instrumento alinhado às proposições da Physical Literacy. Nesse cenário, surge o Canadian Assessment of Physical Literacy (CAPL), elaborada no ano de 2015 com baterias que avaliavam os domínios físico, cognitivo e comportamental. Após diversas análises de conteúdos abordados, estrutura fatorial e baterias propostas, uma segunda versão do instrumento fora proposta e validada em diversos países. Atualmente, a segunda versão do instrumento, (CAPL-2) é composta por avaliações de competência motora, conhecimento e compreensão, comportamento diário e motivação e confiança. O presente estudo tem por objetivo avaliar as propriedades psicométricas dos questionários de motivação e confiança do Canadian Assessment of Physical Literacy em crianças brasileiras. A amostra foi composta por 523 estudantes (255 meninas), matriculados na rede pública de municipal de Lagoa do Carro, Pernambuco, Brasil. Os questionários de Motivação e Confiança, foram traduzidos e adaptados culturalmente de acordo com as seguintes etapas: (1) Tradução, (2) Síntese, (3) Retrotradução, (4) Revisão por um comitê de especialistas, e (5) Pré-teste. Para avaliar a adequação da organização dos conteúdos dos sistemas de valores à estrutura proposta, aplicou-se uma Análise Fatorial Confirmatória e para analisar a relações entre os itens do questionário foi utilizada a análise em redes.