Banca de QUALIFICAÇÃO: FATIMA LARISSA SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FATIMA LARISSA SANTIAGO
DATA : 12/07/2021
LOCAL: ppgef

A SAÚDE MENTAL E SUA RELAÇÃO COM O ESPORTE EM ADOLESCENTES:

estudo comparativo de dois inquéritos (2014 e 2017)

Saúde, Prática esportiva, Adolescência

A saúde mental é considerada parte integrante e essencial da saúde, entendida como um estado de bem-estar físico, mental e social. A prática de esporte, em níveis adequados, pode promover efeitos positivos na saúde mental. No entanto, ainda não está claro de que maneira o esporte coletivo e individual se relacionam com a saúde mental, ou ainda, como essas variáveis se comportam ao longo do tempo na população adolescente. Destaca-se ainda, a importância de investigar as prevalências de problemas relacionados à saúde mental em adolescentes. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo analisar as prevalências de problemas relacionados à saúde mental e a sua relação com a prática esportiva em adolescentes, considerando dois inquéritos (2014 e 2017). Será realizado um estudo do tipo descritivo, caracterizado como painel repetido, considerando os dados obtidos durante dois inquéritos de base escolar, com procedimentos metodológicos semelhantes, desenvolvidos com adolescentes (14 a 19 anos) de ambos os sexos, do ensino médio da rede pública estadual do município de Caruaru, Pernambuco. A avaliação de Atividade física, Exercício sistematizado e Prática esportiva foi realizada através do Global School-based Student Health Survey (GSHS) e a saúde mental foi avaliada por meio do questionário Strenghts and Difficultties Questionnaire (SDQ).

Externo à Instituição - JORGE BEZERRA - UPE
Interna - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Presidente - 1098334 - LUCIANO MACHADO FERREIRA TENORIO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 11/07/2021 21:57