PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA SOBRE A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Docentes; Estudantes; Sistema de Aprendizagem em Saúde; Educação em Odontologia.
Os professores através do ensino têm a capacidade de produzir saberes pedagógicos, capazes de transformar significativamente os contextos sociais que estão inseridos. Este estudo tem por objetivo conhecer e analisar a percepção dos discentes sobre a relação professor/aluno na graduação de Odontologia de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. O presente estudo será transversal descritivo exploratório, estruturado a partir de abordagem qualitativa em alunos do curso de graduação em Odontologia do 5o ao 10o período, com abordagem por email ou presencial. A todos será explicado sobre a pesquisa, requerido as assinaturas do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Será enviado um formulário ou aplicado presencialmente o questionário Teacher Comunication Behavior Questionnaire (TCBQ) - questionário do aluno. Também serão coletadas informações de características sociodemográficas e o semestre letivo do aluno. Diante do pequeno número de pesquisas estruturadas e ao nível de evidência apresentado pelos estudos publicados sobre a relação professor/aluno na graduação de Odontologia, é oportuno que se conheça e se faça uma análise da percepção dos alunos acerca desta relação. Isso se deve ao fato que a relação professor/aluno é de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional, como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Espera-se com esse estudo trazer uma análise do processo de formação dos docentes, levando em consideração os aspectos humanos e de relacionamento interpessoal, bem como da autoavaliação dos professores e alunos.