Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO HENRIQUE GONCALVES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO HENRIQUE GONCALVES DE CARVALHO
DATA : 27/12/2022
LOCAL: Por meio de videoconferência

SAÚDE BUCAL E AVALIAÇÃO DO OHIP-14 EM PACIENTES ANTES DO TRANSPLANTE RENAL.

Saúde bucal; Insuficiência Renal; Qualidade de vida.

A doença renal crônica (DRC) é motivo de perda de qualidade de vida, principalmente quando em estágio de falência renal, e pode causar alterações bucais que também impactam na qualidade de vida do paciente. A avaliação do impacto do estado da saúde bucal na qualidade de vida dos indivíduos pode ser observada por instrumentos como o OHIP-14 (Oral Health Impact Profile), que abrangem dimensões como limitação funcional,
dor/desconforto físico, impactos psicológico e comportamental. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de pacientes renais crônicos verificado em momento antes do transplante renal. A pesquisa tratou-se de um estudo descritivo analítico do tipo observacional, transversal, com procedimento estatístico- descritivo, envolvendo pacientes com doença renal crônica, realizado em momento imediatamente anterior ao transplante renal. As informações foram coletadas a partir do preenchimento do questionário de dados epidemiológicos gerais que incluíram dados sócio-econômico-demográficos, hábitos nocivos, informações médicas, histórico odontológico, avaliação de saúde bucal, CPO-D e Índice Periodontal Comunitário (IPC), além do preenchimento do questionário Oral Health Impact Profile Instrument (OHIP-14) realizado no próprio centro transplantador, e aplicado por pesquisador calibrado. A amostra foi representada, em sua maioria, por mulheres (53,8%), casadas (71,3%), leucodermas (38,8%), com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (63,8%) e ensino médio completo (35%), com a maioria apresentando até nove anos de estudo concluídos. A média de idade dos participantes foi de 43,21± 11,68. A maioria dos pacientes tiveram ingestão de álcool e 31,2% tiveram contato com o cigarro. Em relação ao histórico médico, a maioria dos pacientes estava em terapia renal substitutiva (TRS), sendo a hemodiálise o principal tipo adotado (71/74; 95,9%), com tempo médio de TRS de 38,36 ± 36,926 meses. A maioria dos transplantes era de doadores vivos, sendo a hipertensão a principal doença de base desencadeante da falência renal, e principais co-morbidades a hipertensão, seguida da diabetes e anemia. Em relação a saúde bucal, a maioria dos pacientes (68,8%) não tinham conhecimento da necessidade de tratamento odontológico da fase anterior ao transplante, bem como, apenas 25% haviam recebido tratamento com esse objetivo. A maioria apresentou um CPO-D elevado, com média de 15,33+9,37 e 42,5%, e IPC alterado, destacando-se a presença de cálculo dentário em 30% dos participantes. Em relação ao OHIP-14, as principais alterações foram relacionadas ao envergonhamento pelos problemas bucais, desconforto ao comer e presença de dor. Observou-se um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes quando estes eram homens, não brancos, viúvos, com baixa renda, menor tempo de estudos e em TRS, além de histórico de tabagismos e etilismo. O aparente conhecimento sobre a necessidade de tratamento odontológico antes do transplante pareceu influenciar no resultado do OHIP-14, assim como valores de CPO-D e IPC elevados, enquanto as co-morbidades citadas não houve influência. Em relação a associação das variáveis com o OHIP-14 foi observado valores significativos para participantes com até 9 anos de estudo (p-0,027) e em TRS (p-0,030), porém vale ressaltar que os não-brancos, pacientes que relataram tratamento antes do transplante ou ter conhecimento desta necessidade apresentaram diferenças importantes dos valores do OHIP-14, porém sem significância estatística. Diante dos resultados concluiu-se que a maioria da amostra apresentou saúde bucal deficiente e qualidade de vida relacionada à saúde bucal sob influência de fatores psicológicos e físicos. Variáveis como sexo, etnia, renda, instrução e terapia substitutiva impactaram negativamente no OHIP-14, e apresentaram significância estatística em relação aos anos de estudo e TRS.

Externa à Instituição - DALIANA QUEIROGA DE CASTRO GOMES
Presidente - 1171208 - ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Externa à Instituição - MARIANNE DE VASCONCELOS CARVALHO
Notícia cadastrada em: 23/12/2022 08:31