Banca de DEFESA: DANIELA GUIMARAES DE MELO NOGUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA GUIMARAES DE MELO NOGUEIRA
DATA : 06/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial
TÍTULO:

A CIRURGIA PIEZOELÉTRICA É EFETIVA EM REDUZIR DOR, EDEMA E TRISMO APÓS REMOÇÃO DOS TERCEIROS MOLARES INFERIORES IMPACTADOS: Uma metanálise.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Piezo, Terceiro Molar, Instrumentos Rotatórios, Dor, Edema, Trismo.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Objetivo: A cirurgia dos terceiros molares inferiores impactados pode estar associada a complicações pós-operatórias. O objetivo deste estudo é determinar se a cirurgia piezoelétrica é eficaz na redução da dor, edema e trismo em comparação com instrumentos rotatórios convencionais durante a remoção dos terceiros molares inferiores impactados (3Ms). Métodos: Para esta revisão sistemática, as buscas foram realizadas de forma ndependente por 2 pesquisadores e os artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. A variável preditora foi o grupo de estudo (cirurgia piezoeléctrica versus instrumentos rotatórios). O principal resultado foi a análise da dor pós-operatória, edema e trismo após remoção dos 3Ms. A análise dos dados incluiu avaliação do risco de viés (RoB 2 Cochrane) e metanálise com heterogeneidade baseada em efeitos aleatórios I 2 e 95% de confiança. Resultados: Nos resultados iniciais, 956 artigos e 18 ensaios clínicos randomizados (ECRs) foram selecionados para compor este estudo. Os resultados desta metanálise demonstraram redução significativa nos escores de dor com d de Cohen de -0,95 [IC95% = -1,23 a -0,67] de alto impacto clínico (p<0,001). No grupo piezo houve aumento significativo da abertura bucal de 4,29 [IC95% = 2,33 a 6,25] mm (p<0,001). Em relação ao edema, foi possível realizar uma metanálise de dois parâmetros: Tragus-Ang e Go-Eye, ambos apresentaram redução significativa no grupo tratado com piezo (P<0,001). O tempo de cirurgia e/ou osteotomia foi maior no grupo da cirurgia piezoelétrica e nenhum estudo mostrou risco significativo de viés. Conclusão: O Piezo mostrou-se eficaz na redução da dor, edema e trismo em cirurgias de terceiros molares inferiores impactados mesmo com maior tempo cirúrgico, mas devido à falta de padronização nos estudos primários quanto ao edema, novos estudos controlados e padronizados devem ser realizados com o objetivo de comprovar a eficácia desta modalidade terapêutica na redução do edema pós- operatório.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1195524 - ALESSANDRA DE ALBUQUERQUE TAVARES CARVALHO
Externa à Instituição - ANA CLAUDIA AMORIM GOMES DOURADO - UPE
Externo à Instituição - EMANUEL DIAS DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - EMANUEL SAVIO DE SOUZA ANDRADE
Presidente - 1134530 - JAIR CARNEIRO LEAO
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04