Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IZABEL GOMES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA IZABEL GOMES RIBEIRO
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Por meio de videoconferência

SINTOMAS DE DOR e ESTRESSE PERCEBIDO EM UNIVERSITÁRIOS.

Estresse, Ansiedade, Estudantes, Dor, Disfunção Temporomandibular

A percepção da dor contempla os aspectos sensoriais, emocionais, sociais e simbólicos, sendo, portanto, sua percepção multidimensional. Neste contexto, a disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de condições dolorosas e/ou disfuncionais que envolve os músculos mastigatório, articulação temporomandibular e estruturas relacionadas. Uma ampla discussão sobre a influência de fatores emocionais na etiologia da DTM tem ganhado destaque no âmbito educacional, na qual estudantes sofrem pressão emocional, estresse, ansiedade e depressão que, por sua vez, influenciam diretamente na presença de dores. O presente estudo teve como objetivo determinar a prevalência de sintomas dolorosos no corpo como um todo entre estudantes de odontologia e verificar sua associação com o auto relato de stress percebido. Trata-se de um estudo transversal em duas Universidades Públicas de Odontologia em Recife, Pernambuco. A amostra compreendeu 509 estudantes de graduação entre 21 e 24 anos. Os dados coletados incluíram características sócio demográficas, quantidade de locais dolorosos (questionário McGill Pain), e a escala de estresse percebido simplificada (PSS-10). O teste Exato de Fisher Pearson e a regressão logística multinominal foram realizados para analisar diferenças em relação às características da dor, sexo e estresse percebido. A analise associativa entre estresse, sexo e dor, mostram que o sexo feminino relata mais estresse que o masculino. Porém esse estresse quando separado por intensidade (leve, moderado ou severo), o estresse severo não interfere de maneira negativa na dor orofacial. A alta incidência de tensão emocional e ansiedade relatada nesse estudo, evidencia a necessidade de acompanhamento multidisciplinar para esses alunos, a fim de diminuir a carga emocional ao qual eles estão constantemente expostos.

Presidente - 2284980 - GUSTAVO PINA GODOY
Interno - 3330140 - HILTON JUSTINO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07