Banca de DEFESA: AMANDA FREIRE DE MELO VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA FREIRE DE MELO VASCONCELOS
DATA : 04/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM CÂNCER DE BOCA NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA DO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

 Neoplasias Bucais. Estudantes de Odontologia. Conhecimento. Educação em Odontologia. Modelos Educacionais.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O câncer de boca é um problema de saúde global, com taxas crescentes de incidência e mortalidade, e grande parte dos casos são detectados apenas em estágios avançados. A prevenção e o diagnóstico precoce constituem as melhores formas de reverter essa situação. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as matrizes curriculares de educação em Câncer Oral nas Faculdades de Odontologia do Brasil. Trata-se de uma pesquisa de base descritiva e transversal que foi realizada através de dois questionários contendo 23 e questões desenvolvidos na plataforma do Google Forms, sendo um formulário enviado por email aos coordenadores dos Cursos de Odontologia do Brasil (Anexo B) e o outro questionário respondido pela equipe caso não obtivéssemos resposta dos responsáveis pelas faculdades (Anexo C). A coleta de dados foi realizada por cinco pesquisadores através do questionário online. Os dados obtidos foram computados e analisados estatisticamente, empregando-se o nível de significância de 5% e os intervalos de confiabilidade de 95%. Os dados foram digitados na planilha EXCEL e o programa utilizado para obtenção dos cálculos estatísticos foi o IBM SPSS na versão 25. O teste Qui-quadrado e Exato de Fisher permitiu a associação entre as variáveis (p-valor <0,05).

Os dados apresentam diferenças estatisticamente significativas (p < 0,05) entre faculdades públicas e particulares em diversos aspectos. Na tabela 2, quanto ao turno das instituições, 43,5% das públicas oferecem apenas curso diurno, enquanto 39,1% das particulares oferecem em ambos os turnos. Nos últimos cinco anos, 77,8% das públicas formaram mais de 50 alunos anualmente, enquanto 66,7% das particulares formaram de 20 a 50 alunos. Quanto à orientação fora do ambiente acadêmico, 60,0% das públicas e 100% das particulares afirmaram que os estudantes participam. Além disso, 82,6% das particulares concordam plenamente que o conteúdo sobre câncer oral deve ser ministrado ao longo do curso, em comparação com 30,0% das públicas. Na tabela 6, em relação à carga horária, faculdades particulares apresentam maior frequência na faixa de 20 a 80 horas para Semiologia, enquanto as públicas têm maior frequência em mais de 160 horas para Patologia oral. No quesito turno, 82,9% das públicas têm apenas curso diurno, enquanto 50,0% das privadas oferecem ambos os turnos.  Quanto à carga horária dedicada ao ensino de câncer oral, apenas 6 públicas e 3 privadas oferecem, sendo que 66,7% das públicas e 86,7% das privadas não têm diferença na carga horária entre os turnos. Diferenças significativas também se manifestam na formação dos professores, carga horária de disciplinas específicas e práticas educacionais, reforçando a disparidade entre as abordagens de ensino dessas instituições. Por fim, a pesquisa revela desafios na educação em Odontologia, como distribuição heterogênea do conteúdo e carga horária limitada e variação nas práticas pedagógicas. Incluir uma abordagem mais integrada no curso, contratação de especialistas, promoção da interdisciplinaridade, e a inclusão independente da disciplina de oncologia oral são medidas que visam aprimorar a formação dos alunos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3321885 - AMANDA ALMEIDA LEITE - nullInterna - 2621057 - ANDREA DOS ANJOS PONTUAL DE ANDRADE LIMA
Presidente - 1774390 - DANYEL ELIAS DA CRUZ PEREZ
Externo à Instituição - PAULO ROGERIO FERRETI BONAN
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 14:29
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