Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA MOURA XAVIER DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA MOURA XAVIER DANTAS
DATA : 28/02/2024
LOCAL: REMOTO GOOGLE MEET

DESENVOLVIMENTO E TESTE PILOTO DE SENSOR PARA MONITORAMENTO DAS FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS DO MÚSCULO MASSETER

Dispositivos Eletrônicos Vestíveis; Músculo Masseter; Músculo Temporal; Músculos da Mastigação; Modelo preditivo.

As abordagens tradicionais para analisar a atividades dos músculos da mastigação geralmente são caros, relativamente grande e restringem o estudo durante a gravação do movimento quando o paciente se encontra no laboratório ou dependem do próprio paciente para relatar algum evento. Por isso, o objetivo deste projeto reside em desenvolver um sensor de baixo custo para monitoramento das funções estomatognáticas do masseter. Desta forma, este trabalho apresenta uma metodologia de desenvolvimento de artigos como base para estruturar o desenvolvimento de um dispositivo capaz de diferenciar movimentos e posições do músculo masseter. Seguindo a elaboração das seguintes etapas: 1) Carta ao editor, 2) Protocolo de revisão de escopo, 3) Revisão de escopo e 4) Desenvolvimento do dispositivo de monitoramento do músculo masseter. O protocolo deu subsídio para elaboração da revisão de escopo que seguiu as orientações da Joanna Briggs Institute. Esta revisão de escopo foi elaborada para mapear a literatura sobre as tecnologias vestíveis utilizadas nos músculos masseter e temporal e nortear qual sistema de sensores, localização e metodologia utilizar para o desenvolvimento do dispositivo desenvolvido em nossa pesquisa. Para utilização de um sensor de baixo custo, o sistema MPU6050 foi posicionado no masseter direito e escolhido, por possuir o acelerômetro e o giroscópio e se conectar facilmente ao Arduino para leitura dos movimentos, através da formação dos gráficos e valores em Excel, facilitando a leitura do usuário. Mesmo os dispositivos sendo utilizados para finalidades específicas, os testes com protótipos precisam respeitar as etapas iniciais, assim cada voluntário foi solicitado a executar mastigação, contração voluntária máxima e repouso por 5 segundos, três vezes. Inicialmente os testes foram realizados com 4 voluntários saudáveis (1 homem e 3 mulheres) e seus resultados diferem entre si, porém se consegue diferenciar o padrão da mastigação, do repouso e da contração voluntária máxima de forma individual de cada paciente.

Presidente - 3330140 - HILTON JUSTINO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 22:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09