Banca de QUALIFICAÇÃO: KATARINA HALULI JANÔ DA VEIGA PESSÔA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATARINA HALULI JANÔ DA VEIGA PESSÔA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Google Meet - 08:30hs

EFICÁCIA DE SPRAY DE PRÓPOLIS (Apis mellifera L) PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE MUCOSITE ORAL INDUZIDA POR RADIOTERAPIA EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

Neoplasias de Cabeça e Pescoço; Mucosite oral; Própolis.

O câncer de cabeça e pescoço é um dos mais comuns do mundo e uma das modalidades de tratamento para essa neoplasia é a radioterapia. A radioterapia apresenta alguns efeitos colaterais, como a mucosite oral. A mucosite oral é uma lesão eritematosa, ulcerativa e dolorosa, que limita a qualidade de vida dos pacientes. Uma alternativa de prevenção e tratamento, é o própolis. O objetivo deste trabalho é determinar se o própolis é eficaz na prevenção e no tratamento da mucosite oral induzida por radioterapia. Um ensaio clínico randomizado será conduzido com dois grupos: spray de própolis e spray de lidocaína, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Os pacientes serão acompanhados do primeiro dia até a segunda semana após o fim do tratamento radioterápico. Os dados serão coletados através de uma ficha de avaliação sociodemográfica e clínica. A escala RTOG será empregada para avaliação dos graus de mucosite oral e a escala EVA para avaliação de dor. Os testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher e de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, serão utilizados para verificar a existência de associação entre as variáveis categóricas e quantitativas, respectivamente. Para comparação de dois grupos serão utilizados Teste t-Student (distribuição normal) e Mann-Whitney (distribuição não normal) e para correlação não paramétrica será utilizado o Coeficiente de Correlação de Spearman ́s. Todos os testes considerarão um intervalo de 95% de confiança. Espera-se que o spray de própolis seja uma alternativa terapêutica de fácil uso, segura e eficaz para a prevenção e tratamento de mucosite oral.

Interno - 1773722 - ARNALDO DE FRANCA CALDAS JUNIOR
Presidente - 1774390 - DANYEL ELIAS DA CRUZ PEREZ
Externo à Instituição - PEDRO HENRIQUE DA HORA SALES - UFAL
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 14:20