Banca de DEFESA: ELMA GOMES WANDERLEY

DISCENTE: ELMA GOMES WANDERLEY
DATA : 22/09/2023

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA SOBRE O COMPORTAMENTO COMUNICATIVO DO PROFESSOR

Docentes; Estudantes; Sistema de Aprendizagem em Saúde; Educação em Odontologia.

Os professores através do ensino têm a capacidade de produzir saberes pedagógicos, capazes de transformar significativamente os contextos sociais que estão inseridos. O objetivo desta pesquisa foi mensurar o comportamento comunicativo do professor na graduação de Odontologia de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Foi realizado um estudo transversal descritivo exploratório, onde foram abordados alunos do curso de graduação em Odontologia do 5º ao 10º período, com abordagem por email ou presencial. A todos foi explicado sobre a pesquisa, requerido as assinaturas do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O questionário Teacher Comunication Behavior Questionnaire (TCBQ) - questionário do aluno foi enviado em formulário por email ou aplicado presencialmente na instituição de ensino. Também foram coletadas informações sobre as características sociodemográficas, as características de um bom professor, o que dificulta o trabalho do docente e o semestre letivo do aluno. Os dados obtidos foram computados e analisados estatisticamente, empregando o nível de significância de 5% e os intervalos de confiança de 95%. Na amostra de 205 questionários, foi verificado maior percentual de mulheres, com média de idade 23,92 anos, pardos e alunos do 5º e 9º período. Os resultados do TCBQ indicaram que pelos discentes há uma percepção mais negativa do comportamento comunicativo dos professores. Os alunos observaram mais o professor desafiando-nos no aprendizado e querendo ter maior controle e gerenciamento do ambiente de sala de aula. Análises apontaram que os alunos, do sexo masculino, perceberam os professores mais compreensíveis e amigáveis que as alunas. Quanto à faixa etária e período, não houve diferença significativa na percepção dos alunos. Os discentes entrevistados observaram também uma dificuldade no trabalho do docente devido a precarização e falta de materiais na universidade. Pode-se concluir que os alunos tiveram uma percepção mais negativa da comunicação professor/aluno trazendo grande impacto ao aprendizado do aluno.

Externo à Instituição - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UFPB
Presidente - 2284980 - GUSTAVO PINA GODOY
Externo à Instituição - PAULO MAURICIO REIS DE MELO JUNIOR - UPE
Notícia cadastrada em: 10/09/2023 14:05