Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEUDES HERCILA DO NASCIMENTO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEUDES HERCILA DO NASCIMENTO LIMA
DATA : 14/06/2023

CONTEÚDO CURRICULAR, AMBIENTE E ABORDAGEM DE QUESTÕES LGBTQIA+ NAS FACULDADES DE ODONTOLOGIA DO BRASIL: PERCEPÇÕES E EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES

Odontologia; Educação em saúde bucal; Minorias sexuais e de gênero.

Objetivo: A população LGBTQIA+ compõe um grupo de minorias sexuais que constantemente sofrem com atitudes preconceituosas no ambiente dos serviços de saúde e consequentemente evitam buscar estes serviços, aumentando assim as iniquidades em saúde. Com isso, o objetivo deste estudo foi investigar os esforços educacionais e a atmosfera das faculdades brasileiras de Odontologia em relação às questões LGBTQIA+, diante da percepção de estudantes de graduação em Odontologia no país. Metodologia: O estudo realizado foi do tipo transversal, através da aplicação de questionário estruturado e virtual com estudantes de Odontologia do Brasil, onde foram questionados sobre sua percepção acerca da educação sobre questões LGBTQIA+, ambiente da instituição de ensino no geral e conhecimento do estudante através de observações e experiências de comportamento direcionado ao grupo. Participaram da amostra os estudantes maiores de 18 anos, de instituições públicas e privadas, que concordaram participar assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Participaram da pesquisa 123 voluntários de 67 faculdades (cursos) de Odontologia do Brasil, onde 45 (36,6%) se identificaram como parte da população LGBTQIA+. A maioria dos estudantes concorda que não existe abordagem relativa ao tratamento de pessoas LGBTQIA+ nos cursos de graduação em Odontologia e apesar de não perceberem atitudes desiguais entre os atendimentos realizados nas clínicas-escola, concordam também que se faz necessária a inclusão de assuntos referentes à população LGBTQIA+ no conteúdo abordado durante sua graduação. Conclusão: A formação dos profissionais deve prepará-los para que haja um atendimento efetivo de todos os pacientes, considerando a pluralidade dos indivíduos e os tratando de forma equânime e livre de preconceitos nos serviços de saúde. Sugere-se a realização de novos estudos para se ampliar as informações sobre a temática, promovendo visibilidade à população LGBTQIA+ e suas especificidades.

Externa à Instituição - CARLA ISABELLY RODRIGUES FERNANDES
Interna - 1171208 - ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Interna - 1552665 - MARIA LUIZA DOS ANJOS PONTUAL
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 18:13