Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA DE OLIVEIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA DE OLIVEIRA CAMPOS
DATA : 26/03/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Efeitos de um programa de educação alimentar e nutricional sobre o consumo alimentar, estado nutricional e parâmetros cardiometabólicos em familiares de crianças em idade escolar

Fatores de Risco Cardiometabólico. Núcleo familiar. Obesidade. Promoção da Saúde

O ambiente obesogênico, sobretudo familiar, exerce um papel essencial na formação dos hábitos alimentares na infância. As atividades de educação alimentar e nutricional tem se destacado como instrumento para promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da obesidade infantil. Contudo, poucos estudos avaliam os impactos dessas intervenções no núcleo familiar. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos de um programa de educação alimentar e nutricional sobre o consumo alimentar, estado nutricional e parâmetros cardiometabólicos em familiares de crianças em idade escolar, no município de Vitória de Santo Antão–PE. Trata-se de um ensaio clinico randomizado. Inicialmente os familiares foram divididos em dois grupos: familiares de crianças sem excesso de peso e familiares de crianças com excesso de peso e foram avaliados quanto o estado nutricional, consumo alimentar e parâmetros cardiometabólicos. Posteriormente os familiares participarão de um programa de educação alimentar e nutricional quinzenal durante três meses. Foram avaliadas 71 díades, ou seja, 142 indivíduos (71 crianças e 71 familiares). A mãe foi a principal responsável pelas crianças, seguida pelas avós. O excesso de peso esteve presente em 69% (n=49) dos familiares e em 40,8% das crianças avaliadas. Não foram identificadas diferenças entre os grupos em relação ao estado nutricional e parâmetros cardiometabólicos. No consumo alimentar não foram encontradas diferenças em relação ao grau de processamento dos alimentos consumidos, entretanto familiares de crianças sem excesso de peso parecem consumir com maior frequência frutas, legumes e verduras de origem local e orgânica. Sendo assim nossos dados sugerem que independente do estado nutricional atual da criança, ambos os grupos de familiares contem fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade, ainda durante a infância, bem como para o surgimento de comorbidades relacionada ao quadro de excesso de peso.

Externa ao Programa - 2063134 - ALICE VALENCA ARAUJO - nullPresidente - 2299517 - ELIZABETH DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RODRIGO LUIS DA SILVEIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07