Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYCE KELLY DE ARAUJO BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYCE KELLY DE ARAUJO BEZERRA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE TRATAMENTO DIALÍTICO NO ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE

Palavras chave: doença renal crônica, terapia dialítica, estado nutricional, consumo alimentar.

Resumo: A doença renal crônica (DRC) é uma condição progressiva e irreversível, que afeta cerca de 10% da população mundial. No estágio terminal de doença, o foco torna-se minimização de complicações associadas, como desequilíbrios hidroeletrolíticos, anemia e distúrbios nutricionais, principalmente a desnutrição. Visando a amenização de complicações secundárias à depleção do estado nutricional, ferramentas de acompanhamento da rotina alimentar que destaquem o consumo calórico e proteico diário, devem ser utilizados na prática clínica, facilitando a identificação precoce de deficiências de macro e micronutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre o tempo de tratamento dialítico no estado nutricional e consumo alimentar de pacientes com DRC submetidos à HD em um hospital universitário da cidade do Recife – PE. Estudo do tipo série de casos, com pacientes adultos diagnosticados com DRC em tratamento dialítico, na modalidade de hemodiálise, em tratamento regular, atendidos no serviço de nefrologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE). Participaram 40 pacientes, com média de idade de 54,8 ± 13,9 anos. A média de tempo de tratamento dialítico foi de 20 meses. Os valores de ureia apresentaram-se dentro da normalidade para o paciente em terapia dialítica regular. A média de IMC da amostra foi de 25,1 Kg/m², sendo acima da faixa de eutrofia nas mulheres. A CC e RCE evidenciaram risco cardiovascular em ambos os sexos.

Notícia cadastrada em: 25/01/2024 13:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11