Banca de DEFESA: MUANNA JÉSSICA BATISTA LUDGÉRIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MUANNA JÉSSICA BATISTA LUDGÉRIO
DATA : 02/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PAIS/RESPONSÁVEIS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A CLASSE HOSPITALAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM CÂNCER  


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento InfanƟl; Rede Social; Representações Sociais; Educação Especial; Serviço Hospitalar de Educação; Classe Hospitalar.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

O ensino tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Quando privadas do convívio social e
familiar por motivos de adoecimento, como as que estão em tratamento oncológico, podem sofrer
consequências negativas no seu desenvolvimento. A classe hospitalar objetiva minimizar as perdas
decorrentes do afastamento escolar e fornecer estímulos necessários para o desenvolvimento saudável.
Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais de pais/responsáveis,
professores e profissionais da saúde sobre a classe hospitalar no desenvolvimento da criança em tratamento
oncológico. Estudo qualitativo fundamentado na Teoria de Rede Social e na Teoria das Representações
Sociais, realizado no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, na Escola Hospitalar em Tempo Integral
Semear e no Centro de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A saturação
dos dados foi o critério utilizado para a definição do tamanho amostral e a seleção dos participantes foi
intencional. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas, conduzidas a partir de formulários semiestruturados à 13 pais de crianças com câncer, 4 professoras e 13 profissionais de saúde. Os dados foram submetidos a Análise de Conteúdo Temática com a utilização do software Iramuteq no processamento dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados das entrevistas com cada grupo de participantes geraram três corpus textuais 

visualizados em seus
respectivos dendrogramas. Das informações dos pais/responsáveis que geraram cinco classes, emergiram três
categorias temáticas: Repercussões do adoecimento na escolarização e desenvolvimento de crianças com
câncer; as práticas pedagógicas e o desenvolvimento de crianças com câncer; e, a humanização do
atendimento das professoras e o desenvolvimento de crianças com câncer. Das informações dos profissionais
da saúde que geraram seis classes, emergiram quatro categorias temáticas: A escolarização e
desenvolvimento de crianças com câncer: perdas e ganhos; a classe hospitalar e a possibilidade de dar
continuidade a escolarização de crianças com câncer; Importância da rede social para o desenvolvimento de
crianças com câncer; e, a classe hospitalar como forma de humanizar o cuidado à criança com câncer. Das
informações das professoras que geraram seis classes, emergiram três categorias temáticas: Repercussões do
afastamento escolar e a importância da continuidade da escolarização para o desenvolvimento das crianças
com câncer; práticas pedagógicas realizadas para o desenvolvimento de crianças com câncer; a importância
do apoio da rede social para o desenvolvimento da criança com câncer. De uma maneira geral, as
representações sociais foram ancoradas na humanização do cuidado, no apoio da rede social, nas
repercussões do adoecimento e nos benefícios das práticas pedagógicas realizadas na classe hospitalar para o
desenvolvimento das crianças com câncer. A interdisciplinaridade foi vista como fundamental à
integralidade do cuidado e a educação em saúde instrumentaliza profissionais e pais quanto ao direito à
educação das crianças com câncer. A partir das representações sociais de pais e profissionais, este estudo
contribuiu para o reconhecimento da classe hospitalar como instrumento para o desenvolvimento da criança
com câncer e forneceu subsídios para intervenções de enfermagem voltadas para este público.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIZA CRISTINA MACEDO - UNIRIO
Presidente - 2134540 - LUCIANA PEDROSA LEAL
Externa à Instituição - MAGALY BUSHATSKY - UPE
Externa ao Programa - 2477856 - RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO - null
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 11:51
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