Banca de QUALIFICAÇÃO: MILKA GABRIELLE DE LIRA NOBREGA WEST

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILKA GABRIELLE DE LIRA NOBREGA WEST
DATA : 07/02/2023
LOCAL: GSUIT
TÍTULO:

Efeito de uma tecnologia educacional no conhecimento, atitudes e competências de enfermeiros no enfrentamento à homofobia: estudo de intervenção


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Básica; Educação em Enfermagem; Enfermagem; Sistema Único de Saúde; Tecnologia Digital Educacional; Homofobia.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Compreende-se a homofobia como intolerância, preconceito ou aversão às pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, agênero/assexual, poli/pansexual, não-binários (LGBTQIAPN+) e outras identidades de gênero e de orientação afetivo-sexual. A repulsa diante delas, além de motivar os diversos tipos de violência – verbal, moral, psicológica, física e sexual–, viola os direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A manifestação de qualquer tipo de violência assume diferentes contornos, tanto a explícita quanto a implícita. Quanto à violência institucional, a homofobia se apresenta nos serviços de saúde provocando ausência de informações, orientações e cuidados de saúde preventivos, tratamentos curativos e/ou paliativos, comprometendo a saúde e a dignidade dessas pessoas. O estresse constante provocado pela violência vivenciados no cotidiano, aumenta a vulnerabilidade delas ao desenvolvimento de transtornos mentais e alimentares, doenças cardiovasculares e comportamentos sexuais de maior risco para infecção pelo HIV/aids, outras infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Deste modo, os serviços de saúde, sobretudo a atenção básica, especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família, por ser a porta de entrada aos equipamentos e ações de atenção à saúde da população, devem ser acolhedores e realizar assistência integral a todos. Os enfermeiros ocupam lugar estratégico como parte da equipe de profissionais da saúde ao estabelecer vínculo inicial e continuado com os usuários dos serviços de saúde, o que torna essencial sua capacitação voltada às questões de saúde das pessoas LGBTQIAPN+ e a sensibilização para o enfrentamento à homofobia nos serviços de saúde. Assim, objetiva-se com este estudo avaliar o efeito de uma tecnologia educacional no conhecimento, atitudes e competências de enfermeiros para o enfrentamento à homofobia nos serviços básicos de saúde, a ser desenvolvido pelas seguintes etapas na primeira fase do estudo, de percurso metodológico: 1) Revisão Integrativa da Literatura acerca da temática; 2) Desenvolvimento da tecnologia educacional à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural; 3) Validação de conteúdo e aparência da tecnologia por juízes especialistas; 4) Avaliação semântica da tecnologia pelo público- alvo. A segunda fase do estudo será um estudo quase-experimental do tipo antes e depois, para tanto, elegeram-se enfermeiros da Equipe de Saúde da Família do distrito sanitário IV, em Recife-PE, Nordeste do Brasil, que responderão o questionário com dados sociodemográficos, fatores educacionais e culturais e o Instrumento Avaliativo de Competência para o cuidado em saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais antes e após a intervenção educativa utilizando a Tecnologia Educacional válida quanto ao conteúdo, aparência e semântica. Os dados serão analisados no Software Statitical Package of the Social Sciences IBM® SPSS® versão 25.0. As sugestões dos juízes e do público-alvo serão analisadas e os ajustes considerados pertinentes serão acatados, concorrendo para a reformulação da versão inicial da tecnologia. Na validação de conteúdo e aparência, a concordância será satisfatória se atingir o nível de concordância mínima de 80%. Espera-se que o desenvolvimento da tecnologia educacional e sua utilização durante a intervenção educativa seja efetiva no seu propósito como uma tecnologia educacional a ser utilizada pelos enfermeiros detentores de saberes e poderes para a execução do poder disciplinar, na tentativa de garantir a qualificação. Ao refletir sobre as práticas de educação permanente, estimula- se a transformação da assistência a partir das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualidade dos serviços de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 6033569 - ANALUCIA DE LUCENA TORRES - nullPresidente - 1175072 - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAUJO
Interna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Interna - 3120056 - WESLLA KARLA ALBUQUERQUE SILVA DE PAULA
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 10:20
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