Banca de DEFESA: Priscila Cabral Melo Holanda

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Priscila Cabral Melo Holanda
DATA : 27/02/2023
LOCAL: PLATAFORMA MEET

Efetividade de um jogo de tabuleiro sobre prevenção do hiv/aids no conhecimento de pessoas idosas em contexto escolar: um ensaio randomizado controlado

HIV. Idoso. Saúde do Idoso. Enfermagem. Educação em saúde. Tecnologia educacional.

Ações de educação em saúde, quando realizadas por meio de jogos de tabuleiro, motivam a participação das pessoas idosas, sobretudo, quando a temática abordada envolve algum tabu, a exemplo da prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/aids. O objeto de estudo desta tese está contemplado nos objetivos do desenvolvimento sustentável. Objetivou-se avaliar a efetividade do jogo de tabuleiro "Mural do Risco" no conhecimento de pessoas idosas em contexto escolar sobre a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/aids. Tratou-se de um Ensaio Randomizado Controlado, realizado de setembro a novembro de 2021, com pessoas idosas matriculadas em escolas que possuem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, localizadas em Recife - Pernambuco. Previamente ao ensaio validou-se o conteúdo e avaliou-se o jogo de tabuleiro “Mural do Risco” sobre prevenção do HIV/aids. Ademais, desenvolveu-se e validou-se o conteúdo de um instrumento ilustrado para investigação do conhecimento sobre prevenção do HIV/aids pelo público idoso. Para constatar a familiaridade do uso do jogo de tabuleiro com o público idoso, realizou-se uma revisão integrativa sobre tecnologias educacionais utilizadas para promover a educação em saúde de pessoas idosas, que resultou em 07 artigos. As principais tecnologias identificadas foram: jogos, vídeos e cartilhas. Na validação do “Mural do Risco,” por juízes da área da saúde, obteve-se IVC 0,94; 0,91 e 0,92 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância respectivamente e escore Suitability Assessment of Material Escore total de 22, por juízes de outras áreas. O guia de uso do jogo, quando avaliado por juízes da área da saúde, obteve: 0,89; 0,92 e 0,94 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância respectivamente e, quando avaliado por juízes de outras áreas, Escore Suitability Assessment of Material, obteve-se Escore total de 24 pontos. Na validação de conteúdo do instrumento ilustrado, pelos juízes da área da saúde, obteve-se: 1,0; 0,95 e 0,96 para objetivo, estrutura e apresentação e relevância respectivamente. No Ensaio Randomizado Controlado alocou-se 50 pessoas para o grupo intervenção e 50 para o grupo controle. Na distribuição dos acertos aplicou-se o teste de McNemar. A coleta de dados aconteceu de acordo com as etapas: 1) Aplicação do instrumento ilustrado (pré-teste); 2) Aplicação do jogo “Mural do Risco” para o grupo intervenção e aplicação do instrumento (pré teste) imediatamente após a intervenção e 3) Aplicação do pós-teste 30 dias após a intervenção no grupo intervenção e 30 dias após a entrevista inicial no grupo controle. Realizou-se à randomização em cluster. Quanto a comparação das médias dos escores de conhecimento, identificou-se que no momento basal não houve diferença estatisticamente significante (p = 0.665). Contudo, observou-se que houve aumento significativo das médias dos escores no grupo intervenção entre o momento basal e o trigésimo dia (p=0,001) ao tempo que não houve para o grupo controle (p=0.953). O jogo é inovador e foi efetivo no conhecimento dos participantes sobre a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Adquirida/aids. Proporcionou aprendizado lúdico e descontraído, contribuirá para o corpo de conhecimento e para a práxis do enfermeiro no cuidado a saúde sexual de pessoas idosas.

Externa à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA - UEPA
Externa ao Programa - 1455024 - FABIA ALEXANDRA POTTES ALVES - UFPEExterna à Instituição - FABIA MARIA DE LIMA - UPE
Interna - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Presidente - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES