REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 PARA A SAÚDE MENTAL DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM
Docentes de enfermagem. COVID-19. Saúde Mental. Educação.
Introdução: O estudo tem como temática principal as repercussões da
pandemia da COVID-19 para a saúde mental dos docentes de enfermagem da região de
desenvolvimento da Mata Sul Pernambucana. Tal tema consiste em uma discussão atual
e necessária, em face das dificuldades encontradas pelos docentes durante a pandemia,
referente ao medo de contaminação pelo vírus, a inexistência inicial de uma vacina ou
medicação para o combate à doença e o processo de transição do ensino presencial para
as aulas remotas. Diante da oferta da vacina, o estado de Pernambuco realizou controle
da disseminação dos vírus e o processo de ensino encontra-se no formato híbrido, ou
totalmente presencial. Objetivo: Desvelar as repercussões da pandemia da COVID-19
para a saúde mental de professores da graduação de enfermagem à luz da teoria de
transições. Método: Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa,
realizada com docentes dos cursos superiores de enfermagem da cidade de Vitória de
Santo Antão/ PE. A amostra foi composta por 14 docentes de universidade pública e
privada. Para análise de dados foi utilizado o software Interface de R pour les Analyses
Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), e para melhor
analisar as inferências, se fez necessário a complementação da mesma à luz da Teoria
das Transições de Afaf Meleis. Resultados: Os dados das entrevistas geraram o corpus
textual que originou o dendograma composto por cinco classes: O processo de
adaptação as transições (Classe 2), As transições organizacionais (Classe 5), As
repercussões psicossociais no contexto da pandemia da COVID-19 (Classe 1) e O
processo do adoecimento dos docentes em consequência as transições (Classe 4 e 3).
Considerações Finais: Concluiu-se, que o reconhecimento dos fatores causadores das
repercussões na saúde mental dos docentes de enfermagem são os principais mecanismo
para que medidas de enfrentamento sejam adotadas, possibilitando uma perspectiva de
melhoramento na qualidade de vida desses profissionais.