Banca de DEFESA: JOSÉ ROMERO DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ROMERO DINIZ
DATA : 24/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

Efeito da tecnologia educacional “Infohansen” no conhecimento de professores sobre
hanseníase


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase. Tecnologia educacional. Promoção da saúde escolar. Educação em saúde. Enfermagem.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Objetivo: Avaliar o efeito do aplicativo Infohansen no conhecimento de professores sobre hanseníase.
Método: Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes e depois, no qual foi realizada uma intervenção com o aplicativo Infohansen para verificar o conhecimento dos professores pré e pós- intervenção. A população do estudo foram professores do ensino médio integrado ao técnico e subsequente da Escola Técnica de Paulínia -SP. A amostra se deu por conveniência do tipo não probabilística. Foram incluídos os professores no exercício da função, aptos a desenvolverem a leitura de frases e/ou palavras no manuseio e utilização de celular e capazes de compreenderem as orientações necessárias para o desenvolvimento deste estudo, foram excluídos os professores em licença médica, licença maternidade, férias, readaptados em outras funções durante o período da coleta de dados, pessoa com deficiência visual ou surdez e professor que não tenha celular com sistema operacional IOS e Android. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado adaptado com questões abertas e fechadas. O estudo ocorreu em cinco etapas contínuas: etapa I: planejamento, etapa II: pré-intervenção, etapa III: intervenção, etapa IV: pós-intervenção, etapa V: avaliação. A análise dos dados consistiu na comparação entre os escores do conhecimento dos professores sobre hanseníase antes da intervenção e após a intervenção do aplicativo Infohansen. Utilizou-se a estatística descritiva de frequência absoluta e percentil na pré e pós-intervenção do aplicativo Infohansen. Resultados: A amostra foi composta de 30 professores. Ocorreu elevação de escore de conhecimento com significância sobre oque causa a hanseníase (p= 0,013) e a forma de transmissão da hanseníase (p=0,026). Houve elevaçãototal e percentil nos escores de conhecimento em relação ao que é a hanseníase, como se reconhece a doença, sua capacidade de causar sequelas, tratamento e local de tratamento e o medo de contato com pessoas com a hanseníase. Os participantes consideram que a tecnologia educacional trouxe conhecimentos sobre a hanseníase e que é importante a inserção da temática nos currículos escolares, referem não ter dificuldades na utilização da tecnologia e recomendam o aplicativo para outros professores. Conclusão: A tecnologia educacional Infohansen demonstrou-se eficaz na construção de conhecimento sobre a hanseníase para professores e pode ser utilizada como ferramentas nas ações de educação em saúde no ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLODIS MARIA TAVARES - USP
Interna - 2504602 - VILMA COSTA DE MACEDO
Externa ao Programa - 1652643 - ZAILDE CARVALHO DOS SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 16/01/2023 13:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04