Banca de DEFESA: ISAIANE DA SILVA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAIANE DA SILVA CARVALHO
DATA : 30/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

EFEITO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO CONHECIMENTO DE MULHERES ENCARCERADAS SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS


PALAVRAS-CHAVES:

enfermagem; ensaio clínico; educação em saúde; tecnologia educacional; doenças sexualmente transmissíveis.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Objetivo: avaliar o efeito de uma tecnologia educacional sobre IST no conhecimento de mulheres matriculadas em escolas prisionais. Método: será desenvolvido um ensaio clínico randomizado associado a um estudo metodológico de construção e validação de tecnologia educacional em duas unidades prisionais femininas do estado de Pernambuco que possuem escola. A população do estudo será composta por mulheres encarceradas, regularmente matriculadas nas escolas prisionais, no período de janeiro a agosto de 2021. Neste estudo optou-se pela randomização em cluster como forma de minimizar o risco de contaminação da amostra. A formação dos
conglomerados ocorrerá em duas etapas: 1. Amostragem aleatória simples para definição dos estabelecimentos que integrarão o conglomerado A e B; 2. Amostragem aleatória simples para definição das turmas que irão compor cada conglomerado. Posteriormente elas serão alocadas em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle
(GC). O instrumento de coleta de dados é composto por duas partes: 1. Caracterização social e demográfica, situação prisional; sexualidade e doenças sexuais; 2. Questionário auto-aplicado sobre Conhecimento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (STD-KQ). Para subsidiar a construção da tecnologia educacional será
desenvolvida uma revisão integrativa sobre as tecnologias educacionais utilizadas na prevenção de IST para mulheres encarceradas, além de uma revisão sistemática sobre o efeito dessas tecnologias e um grupo focal com as mulheres encarceradas. A coleta de dados ocorrerá em três fases: 1. Aplicação do instrumento de Caracterização social demográfica, situação prisional, sexualidade e doenças sexuais e do STD-KQ no GI e GC; 2. Aplicação da tecnologia educacional para o GI; 3. Aplicação do STD-KQ no sétimo e trigésimo dia após a intervenção no GI e no sétimo e trigésimo dia após a entrevista inicial para o GC. A análise de dados ocorrerá com auxílio do programa IBM SPSS Statistics® version 21.0. Para as variáveis relacionadas a caracterização social demográfica, situação prisional, sexualidade e doenças sexuais será realizada análise descritiva, com apresentação de frequência relativa e absoluta, média e desvio padrão. O conhecimento sobre IST será mensurado de acordo como as médias obtidas no STD-KQ, o que pode variar de 0 a 28 pontos. As diferenças
entre os GI e GC serão comparadas pelo teste t de Student no caso de variáveis contínuas que apresentarem distribuição normal e pelo Teste de U de Mann-Whitney para variáveis discretas ou com distribuição não-normal. Em relação as variáveis categóricas, utilizar-se-á o Teste Qui-quadrado de Pearson ou o Teste exato de Fisher.
Para todos os valores de p adotar-se-á nível de significância igual a 5%. Resultados esperados: com o desenvolvimento do presente estudo espera-se contribuir para o processo de ensinagem sobre IST no âmbito do sistema prisional; aumentar o nível de conhecimento sobre IST em mulheres encarceradas; empoderar as mulheres encarceradas por meio da reflexão e busca de soluções referente a problemática das IST; construir coletivamente e validar uma tecnologia educacional sobre IST; e fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas para mulheres encarceradas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa à Instituição - GABRIELA ISABEL REYES ORMEÑO - UFPR
Interna - 2134540 - LUCIANA PEDROSA LEAL
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 16:15
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