Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA MERCÊS MESQUITA ESPÍNDOLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA MERCÊS MESQUITA ESPÍNDOLA
DATA : 09/02/2022
LOCAL: GSUITE
TÍTULO:

TECNOLOGIA DIGITAL EDUCACIONAL NA DIVERSIDADE SEXUAL E DE
GÊNERO PARA ADOLESCENTES ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Adolescente; Tecnologia; Tecnologia Educacional; Educação
em Saúde; Minorias Sexuais e de Gênero; Diversidade de Gênero; Pessoas LGBTQIA+.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Objetiva-se com esse estudo desenvolver uma tecnologia digital educacional na diversidade
sexual e de gênero para adolescentes escolares bem como validá-la quanto ao conteúdo e a
aparência. Para a sua fundamentação elegeram-se o referencial teórico da Teoria Transcultural
de Leininger e o pedagógico de Edgar Morin em sua obra “Os sete saberes necessários à
educação do futuro”, capítulo 6 “Ensinando a compreensão”, para a elaboração, edição do
conteúdo instrucional e a escolha dos recursos computacionais. Trata-se de um estudo
metodológico em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa da literatura, foram
analisadas as publicações sobre a temática em estudo. Caracteriza-se pelas seguintes fases: a
primeira, um estudo quantitativo e transversal visando identificar o conhecimento e as atitudes
de adolescentes escolares sobre a diversidade sexual e de gênero, e, com eles, identificar a
tecnologia a ser desenvolvida; e, a segunda fase, desenvolvê-la e validá-la quanto ao conteúdo e
a aparência. A população de estudo será de adolescentes escolares cis e transgêneros,
heterossexuais, homossexuais, travestis, transexuais e demais da diversidade sexual e de gênero,

dos 15 aos 17 anos de idade, regularmente matriculados no primeiro ano dos cursos médio-
técnico integrado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco -

Campus Recife, Nordeste do Brasil. Como resultado, a amostra será de 245 alunos, calculada
através do cálculo de amostras para populações finitas. O instrumento para a coleta de dados foi
estruturado em três partes: I - Perfil dos participantes do estudo, II - Conhecimentos e Atitudes
de Adolescentes Escolares sobre Diversidade Sexual e de Gênero e III – Identificação sobre o
tipo de tecnologia, sugestões, assuntos e questionamentos que sejam respondidos na tecnologia
educacional. Para a investigação da parte II desse instrumento, será utilizada a escala de
distância social de Bogardus adaptada para investigar a relação e atitudes dos adolescentes com
pessoas LGBTQIA+; em seguida, será submetida a validação de conteúdo por juízes expertises,
selecionados de acordo com os critérios de Fehring. Os resultados dos instrumentos serão
organizados em Planilha de Excel® e determinadas estatísticas descritivas; para as variáveis
quantitativas serão determinadas média, valores máximos e mínimos e desvio padrão; para
variáveis qualitativas, a frequência absoluta e relativa de cada classe. Logo após, serão
realizadas análises de associação/dependência entre as variáveis resposta, pelo teste de Qui-Quadrado de Pearson ou quando aplicável, teste exato de Fisher. Para a organização e processamento dos dados referente à validação de conteúdo e de aparência será utilizado o software IBM® SPSS® Statistics. Para verificar a congruência entre os juízes em relação ao grau de relevância dos itens será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo. As sugestões dos juízes serão analisadas e os ajustes considerados pertinentes serão acatados. A pesquisa obedecerá às determinações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Espera-se desenvolver um produto tecnológico na diversidade sexual e de gênero, de modo a minimizar os efeitos do bullying LGBTfóbico, por vezes, concretizados pela violência verbal, simbólica,física, psicológica e atitudes discriminatórias e excludentes no ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2781358 - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO
Externa à Instituição - ELIZABETH CORDEIRO FERNANDES
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externo ao Programa - 2283143 - JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA
Notícia cadastrada em: 08/02/2022 02:43
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