Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA MARIA CRISTOVAM BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA MARIA CRISTOVAM BARBOSA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: PPGENFERMAGEM

VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE CONTRACEPÇÃO REVERSÍVEL DE LONGA DURAÇAO PARA ADOLESCENTES

Gravidez na Adolescência, Tecnologia educacional, Educação em Saúde, Anticoncepção Reversível de Longa Duração, Vídeos Educativos.

Introdução: Adolescência, período de desenvolvimento dos processos biopsicossociais e modificações nos padrões de identidade. Essa transição associa-se à comportamentos que podem aumentar as chances de gestações não planejadas. O procedimento viável para evitar gravidez não intencional na adolescência é a contracepção. A educação em saúde é um processo capaz de promover habilidades necessárias para o autocuidado. O uso de um vídeo educacional como complemento ao método tradicional de aconselhamento no consultório pode aumentar significativamente o conhecimento sobre LARC, método mais adequando para esse público. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento e validação de um vídeo educacional sobre métodos contraceptivos de longa duração, direcionada a adolescentes gestantes. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica para desenvolvimento e validação de um vídeo educacional sobre LARC, direcionado à adolescentes. O presente estudo será desenvolvido em três etapas: Escolha da Tecnologia Educacional e Seleção do Conteúdo; Desenvolvimento da Tecnologia Educacional; Validação e avaliação da Tecnologia Educacional. Resultados esperados: Contribuir por intermédio de um vídeo educativo sobre uso de LARC, no apoio da decisão contraceptiva de adolescentes, junto à equipe de saúde, com escolhas conscientes, planejamento familiar e prevenção de gestações reincidentes em espaço pequeno de tempo e/ou não planejadas.

Externo à Instituição - GUILHERME GUARINO DE MOURA SÁ - IFPE
Presidente - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Interna - 1010743 - VALESCA PATRIOTA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 11:05