Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL LEMOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LEMOS SOARES
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

Efetividade de tecnologia educacional sobre saúde sexual e reprodutiva no potencial práxico de
adolescentes quilombolas


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Quilombolas. Teoria de enfermagem. Tecnologia educacional, Desenvolvimento
tecnológico


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A saúde sexual e reprodutiva envolve o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos para aproveitarem
a sexualidade de maneira saudável, evitando riscos de infecções sexualmente transmissíveis, gestações
não planejadas, violência e discriminação, proporcionando uma vida sexual e reprodutiva satisfatória. Os
adolescentes por sua vez, por questões peculiares relacionadas as descobertas da vida sexual, podem
assumir um comportamento de risco relacionados ao bem-estar sexual e reprodutivo, expressado muitas
vezes, pelo uso inadequado de preservativos. Em se tratando de adolescentes escolares quilombolas,
outros fatores podem associar-se aos comportamentos de riscos típicos dos adolescentes, a exemplo dos
fatores culturais e socioeconômicos, pois eles, historicamente, estão inseridos em um contexto de
vulnerabilidade. Objetivo: avaliar a efetividade de uma tecnologia cuidativo-educacional sobre saúde
sexual e reprodutiva no potencial práxico de adolescentes quilombolas. Métodos: a pesquisa ocorrerá, no
período de 2024 a 2026, por meio de dois tipos de estudos: metodológico e ensaio clínico randomizado. O
estudo metodológico permitirá o desenvolvimento e validação da tecnologia com interface participativa,
de acordo com o as fases do MPDT: pragmática, criativa/artística, experimental e revolucionária. A
tecnologia terá como referencial metodológico o Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias
(MPDT). A validação do conteúdo será realizada por juízes-especialistas da área da saúde e juízes de
outras áreas e avaliação será realizada pelo público-alvo. O ensaio clínico randomizado (ECR) controlado,
duplo-cego, avaliará a efetividade da tecnologia, por meio da média de escores do potencial práxico de
adolescentes quilombolas do grupo intervenção e do grupo controle. Será realizado em duas escolas de
comunidades quilombolas em cidades maranhenses, com escolares adolescentes do 1o ao 3o ano do ensino
médio. As escolas serão classificadas em grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC) por sorteio. Os
participantes serão alocados de forma aleatório A amostra será composta por estudantes selecionados de
forma aleatória. Os dados serão organizados e analisados por meios de testes estatísticos, para verificação
de normalidade e associação entre a variável dependente e independentes. Os resultados serão
demonstrados por meio de tabelas e figuras. O estudo atenderá os preceitos da Resolução 466/2012.
Resultados esperados: Espera-se contribuir com a difusão de medidas educacionais, promovendo a
prevenção das ISTs e gravidez não planejada na população de adolescentes quilombolas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÉTON SALBEGO - UFSM
Externa à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA - UEPA
Externo à Instituição - GUILHERME GUARINO DE MOURA SÁ - UFPE
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Presidente - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 17:04
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