Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA RODRIGUES CORREIA E SA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA RODRIGUES CORREIA E SA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Meet

Efeito do programa #tamojunto 2.0 na prevenção e redução do consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes

Adolescentes, Determinantes Sociais da Saúde, Consumo de bebidas alcoólicas, prevenção.

A adolescência é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2018) como um uma fase de transição rápida e intensa da infância para a vida adulta marcada por mudança e desenvolvimento biológico, cognitivo, emocional e social entre os 10 e os 19 anos. Os comportamentos que se estabelecem nessa fase também se caracterizam pelas descobertas e experimentações de substâncias psicoativas, tais como o álcool, tabaco e drogas ilícitas. É considerado que a exposição precoce à essas substâncias expõe o indivíduo a agravos e situações de risco evitáveis. Assim, em 2013 foi implementado no Brasil o programa #Tamojunto 2.0 através da adaptação do programa europeu Unplugged com o objetivo de prevenir o uso de álcool e outras drogas entre estudantes adolescentes na faixa etária entre 11 e 14 anos. Objetivo: Avaliar o efeito da adaptação do programa #Tamojunto 2.0 na prevenção e redução do consumo de álcool por estudantes adolescentes de 14 a 19 anos na cidade do Recife-PE. Método: Trata-se de um estudo de intervenção, quase-experimental, do tipo antes e depois que será realizado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), localizado na cidade do Recife (campi Recife), estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil. Os participantes serão selecionados de forma intencional, a partir do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Para elegibilidade dos participantes serão incluídos estudantes entre 14 e 19 anos, ambos os sexos, devidamente matriculados no IFPE e que estejam frequentando as atividades presenciais. Serão excluídos estudante afastado das atividades de ensino, seja por abandono ou por licença para tratamento de saúde. Os estudantes que não concluir as atividades previstas pelo programa e os que se ausentarem da coleta de dados, estando ele ainda em fase da coleta de dados considerados como critérios de descontinuidade. A pesquisa será realizada de acordo com a resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: Espera-se que esse estudo contribua com a prevenção do uso do álcool e outras drogas entre os adolescentes, visto que o programa visa melhorar os fatores de proteção ao uso de drogas.

Interna - 4134429 - IRACEMA DA SILVA FRAZAO
Presidente - 1657188 - JAQUELINE GALDINO ALBUQUERQUE PERRELLI
Externa à Instituição - LAURA CRISTHIANE MENDONÇA REZENDE CHAVES - IFPB
Externa à Instituição - POLLYANNA FAUSTA PIMENTEL DE MEDEIROS