Banca de DEFESA: DARLEY RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARLEY RODRIGUES DA SILVA
DATA : 19/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM WEB QUIZ SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
PARA ADOLESCENTES NO PÓS-PARTO


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente; Gravidez da adolescência; Contracepção; Saúde da mulher; Enfermagem; Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A gravidez na adolescência é um importante problema de saúde pública. A sua recorrência é um agravante para os impactos negativos na adolescência, frequentemente associada a ausência de informação adequada sobre métodos contraceptivos. Neste cenário, as tecnologias educacionais em saúde são ferramentas importantes para a prevenção de gravidez não intencional. Assim, o presente estudo busca descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de um web quiz sobre métodos contraceptivos, direcionada à adolescentes no período do pós-parto. Estudo do tipo metodológico, foi submetido a validação de conteúdo e aparência com juízes especialistas na área da saúde, sendo utilizados o I-CVI (item-level content validity índex) e o S-CVI/Ave (scale-level contentnvalidity index, average calculation method), além da aplicação do teste binominal; avaliação de qualidade o com especialistas na área de desenvolvimento de jogos, através do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais Educativos (IAQJED); e avaliação de aparência, linguagem, ludicidade e motivação pelo público-alvo, com instrumento adaptado. Os dados foram digitados e analisados utilizando o programa estatístico STATA® versão 16.0. Após a construção do conteúdo e roteiro de perguntas e respostas, o Quiz foi desenvolvido através do software JoomlaTM, dividido em 5 fases, contendo 30 perguntas no total. Foi considerado válido em relação ao seu conteúdo e aparência, com valor de 1,0 no SCVI/Ave e 0,949 no IVATES, respectivamente. Na avaliação de qualidade, foi considerado “excelente” na sua função educativa, a partir da pontuação do IAQJED. De acordo com o público-alvo, houve concordância de 100% na maioria dos itens avaliados, com percentual de 71,42% em relação ao tamanho das figuras e de 57,14% sobre o jogo ter provocado reflexão sobre atitudes. O Quis, portanto, foi considerado válido em conteúdo e aparência, excelente em qualidade como jogo digital educacional e apresentou-se adequado em relação a aparência, linguagem, ludicidade e motivação pelo público-alvo. O jogo poderá contribuir com a prática de enfermagem na educação em saúde de adolescentes, sendo uma fonte segura de busca de conhecimento, aplicando-o de forma atrativa e de fácil entendimento. Sugere o desenvolvimento de novos estudos a partir de intervenções com o público-alvo e verificação do conhecimento obtido através do Quiz.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA LUCIA NETO DE MENEZES - UPE
Interna - 3226923 - SHEYLA COSTA DE OLIVEIRA
Presidente - 1963086 - TATIANE GOMES GUEDES
Interna - 1010743 - VALESCA PATRIOTA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 15/12/2023 11:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11