Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGINIA MARIA HOLANDA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRGINIA MARIA HOLANDA DE MOURA
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Google meet

Efeito dos Remédios Florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem à luz da teoria de Betty Neuman

Estresse Ocupacional. Unidade de Terapia Intensiva. Florais de Bach. Teorias de Enfermagem. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Enfermagem.

Este estudo será desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos dos Remédios Florais de Bach no estresse ocupacional de técnicos de enfermagem que atuam em Unidades de Terapia Intensiva em Hospitais Universitários à luz da Teoria de Betty Neuman. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clínico randomizado, com indivíduos selecionados e alocados nos grupos intervenção e controle. Serão utilizados três instrumentos: o formulário de avaliação do estresse do técnico de enfermagem (FAETE); A escala de estresse percebido (PSS-14) e a lista de sinais e sintomas de stress (LSS).  O formulário de avaliação do estresse do técnico de enfermagem é um instrumento que foi adaptado do instrumento de estresse dos professores fruto da tese de Pinto (2019) que foi validado e testado em seu estudo. Esses instrumentos serão utilizados em todo seguimento da pesquisa. A população do estudo será constituída por 223 técnicos de enfermagem que atuam em Unidades de Terapia Intensiva para adultos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco – HC/EBSERH/UFPE; Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco – PROCAPE e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC. Vinculados à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e à Universidade de Pernambuco – (UPE), respectivamente. A consulta de enfermagem à luz da teoria de Betty Neuman será realizada pela terapeuta floral, pesquisadora principal do referido estudo. Que identificará a causa dos fatores estressantes do técnico de enfermagem que atua em Unidade de Terapia Intensiva, o que possibilitará a prescrição dos remédios florais de Bach e que serão acompanhados durante 84 dias.

Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO SOUSA - UFPB
Externa à Instituição - ANDREA LOUREIRO ROGES - SMS
Externo ao Programa - 1744740 - CARLOS RENATO DOS SANTOS - UFPEPresidente - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Externa ao Programa - 1607666 - ROGELIA HERCULANO PINTO - UFPEInterna - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS