Banca de DEFESA: CÉLIA KATIUSCIA DUARTE DANTAS MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CÉLIA KATIUSCIA DUARTE DANTAS MOURA
DATA : 25/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

Eficácia e segurança do treinamento resistido após cirurgia de câncer de mama: uma revisão de revisões sistemáticas


PALAVRAS-CHAVES:

Câncer de mama; Linfedema; Treinamento de força; Oncologia cirúrgica; Revisão sistemática; Panorama de ensaios clínicos.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O treinamento com exercícios resistidos promove uma série de benefícios na saúde física e mental das pessoas, no entanto, historicamente foi contraindicado em mulheres com linfedema relacionado ao câncer de mama (LRCM) ou em risco de desenvolvê-lo. O linfedema é tido como um dos principais receios por essas mulheres, por ser incurável e devido a sua natureza progressiva. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia e segurança do treinamento resistido em mulheres com risco de LRCM ou com linfedema diagnosticado, através da análise de revisões sistemáticas. Foi realizada com pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, seguida da avaliação do risco de viés das revisões sistemáticas (RS) através da ferramenta ROBIS, assim como da qualidade metodológica através da AMSTAR 2. Das 5 RS encontradas 3 apresentaram alto risco de viés e 2 baixo risco. Quanto à qualidade metodológica, uma confiança global criticamente baixa foi encontrada em todas as revisões sistemáticas analisadas. Não foram encontrados efeitos adversos relacionados a prática do treinamento resistido por mulheres com LRCM ou em risco, podendo o mesmo ser realizado com segurança, e apresentando benefícios na qualidade de vida e força muscular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3581603 - JULIANA NETTO MAIA
Externa ao Programa - 2227508 - MARIA DO AMPARO ANDRADE
Externa à Instituição - HELGA CECILIA MUNIZ DE SOUZA - UFPE
Notícia cadastrada em: 31/03/2022 11:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01