Banca de DEFESA: FERNANDA DA SILVA

DISCENTE : FERNANDA DA SILVA
DATA : 31/03/2022
LOCAL: videoconferência

O impacto da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas

Habilidades Socioemocionais. Pré-Escola. Habilidades Cognitivas. Instrumento SENNA.

A pré-escola é o primeiro ambiente escolar de convivência entre as crianças. Existem diversas evidências apontando os benefícios da entrada neste ambiente sobre o rendimento escolar no futuro, as chamadas habilidades cognitivas. No entanto, a literatura ainda é muito escassa sobre a relação entre esta primeira etapa escolar e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Assim, esta pesquisa visa contribuir ao mensurar o impacto médio da pré-escola sobre as habilidades socioemocionais e cognitivas, para crianças pertencentes ao sétimo ano do ensino fundamental. Os dados que medem essas habilidades foram providenciados pela pesquisa primária da Fundação Joaquim Nabuco, para o ano de 2018, em que as habilidades socioemocionais foram mensuradas através do Instrumento SENNA e as aptidões cognitivas mediante notas de provas de matemática e português. O estudo foi feito para escolas públicas do município de Recife, no estado de Pernambuco, sendo estas escolas escolhidas de forma aleatória. Para mensurar estes efeitos, foi aplicado a metodologia de mínimos quadrados em dois estágios a um modelo IV-SLX, sendo utilizado como instrumento a pré-escola realizada pelos amigos indiretos. A partir deste modelo, foram encontrados alguns resultados significativos: (i) a pré-escola possui, em média, impacto positivo sobre as habilidades socioemocionais de autogestão e de assertividade no engajamento com os outros e (ii) a pré-escola demonstrou, em média, efeito positivo sobre as habilidades cognitivas.

Externo à Instituição - NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
Externo ao Programa - 3090832 - GIUSEPPE TREVISAN CRUZ
Presidente - 1548308 - TATIANE ALMEIDA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 28/03/2022 18:34