Banca de DEFESA: SOFIA MEDEIROS DA SILVEIRA BARROS

DATA : 26/04/2024
LOCAL: Sessão virtual
Ensino Integral e Evasão Escolar

Programas que combinam aumento de carga horária, melhoria de recursos humanos, infraestrutura e modificações curriculares vêm sendo adotados por vários países da América Latina e estados brasileiros visando a melhoria da educação. Os efeitos de programas desse tipo sobre o desempenho escolar dos alunos, foram largamente estudados. Contudo, pouco se sabe sobre seus efeitos sobre a evasão escolar, que tende a afetar sobretudo alunos em idade na fase do ensino médio e mais pobres. Assim, analisamos o efeito do ensino integral sobre os alunos que estudaram na 1a série do ensino médio em escolas do programa. Utilizando uma estratégia de diferenças em diferenças mostramos que o programa aumentou o abandono escolar dos alunos que estudaram nessa escola. Além disso, mostramos que o efeito é mais forte para alunos homens e que estudam em escolas localizadas em cidades relativamente mais pobres.

Presidente - 1900489 - BRENO RAMOS SAMPAIO
Externa à Instituição - GISLEIA BENINI DUARTE
Externo à Instituição - LUCAS EMANUEL DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 15:07