PPGBF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE FUNGOS - CB DEPARTAMENTO DE MICOLOGIA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: POLLYANA RUBEM DA SILVA

DISCENTE: POLLYANA RUBEM DA SILVA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ahs-qeaq-wey

ASCOMICETOS ASSEXUAIS ASSOCIADOS À GALHOS EM DECOMPOSIÇÃO DA FAIXA DA DEIXA DE MARÉ EM PRAIAS FLUVIAIS NA ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM, PA

Taxonomia, ascomicetos assexuais, estuário, fungo tropical.

Ascomicetos assexuais encontram-se distribuídos amplamente no meio ambiente e destacam-se como importantes decompositores de materiais vegetais mortos. Há poucas informações sobre esses fungos na Amazônia, principalmente em ambientes aquáticos, onde os trabalhos apesar de pouquíssimos são limitados a rios, riacho, lagos, corpos de água e córregos. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo taxonômico de ascomicetos assexuais que agem na degradação de galhos em decomposição deixados em praias da Ilha do Mosqueiro, uma região estuarina localizado em Belém/Pará, pela ação das marés. As atividades desse trabalho compreenderam a identificação dos espécimes previamente coletados, porém, as etapas anteriores serão aqui mencionadas para uma melhor compreensão da pesquisa. Expedições de coletas foram realizadas nas praias de Baía do Sol, Farol, São Francisco, Marahú e Paraiso entre agosto de 2017 a janeiro de 2019. As amostras coletadas foram levadas para o Laboratório de Micologia (LAMIC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) onde passaram pelo processo de triagem seguida por lavagem em água corrente e secagem. Em seguida os galhos foram colocados em câmaras úmidas e incubados por até 30 dias em temperatura ambiente, sendo nesse período revisados semanalmente em estereomicroscópio. Lâminas permanentes e semipermanentes montadas em resina PVL (álcool polivinilico+acidolático+fenol) foram confeccionadas com as estruturas reprodutivas dos fungos para posterior identificação observando os caracteres morfológicos e antogênicos sob microscópio óptico. Após essa etapa as lâminas foram depositadas no Herbário da Universidade Estadual de Feira de Santana (HUEFS) e no Herbário da Universidade Federal de Pernambuco (URM). Durante o estudo foram encontrados 18 táxons distribuídos em 13 gêneros, dentre estes, há primeiros registros para o estado do Pará (Monotosporella rhizoide, Cacumisporium sigmoideum, Mycoenterolobium platysporum, Pseudoxylomyces elegans, Virgaria boninensis), uma segunda ocorrência para o mundo (Virgariella caribensis) nova ocorrência para as Américas (Cumulospora marina) e são propostas três novas espécies em Bactrodesmium, Craspedodydymum e Cancellidium. Os dados apresentados por este estudo, contribui para o conhecimento da distribuição dos ascomicetos assexuais no estado do Pará.

Externo à Instituição - TASCIANO DOS SANTOS SANTA IZABEL
Externo à Instituição - ALISSON CARDOSO RODRIGUES DA CRUZ
Presidente - ***.502.298-** - LUÍS FERNANDO PASCHOLATI GUSMÃO - OUTRA
Notícia cadastrada em: 27/10/2023 09:56