PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: AMANDA BEZERRA DA SILVA

DISCENTE: AMANDA BEZERRA DA SILVA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: meet.google.com/gek-myxr-xsg

FILOGENIA E EVOLUÇÃO DE ESTADOS DE CARÁTER ANCESTRAL DO COMPLEXO GRAVISIA (BROMELIOIDEAE, BROMELIACEAE)

Aechmea, floresta atlântica, neotrópico, radiação adaptativa.

As bromélias constituem uma das famílias de plantas com flores mais diversos e ecologicamente importantes da região neotropical. A subfamília Bromelioideae sofreu radiação recente e diversificou-se principalmente na região da floresta atlântica. Em consequência do elevado número de caracteres homoplásicos de baixo valor na delimitação dos gêneros e a baixa variação molecular, resultam em grandes desafios na sua resolução taxonômica. Dentro desta subfamília encontra-se o Complexo Gravisia, que compreende um conjunto de espécies pertencentes ao gênero Aechmea subg. Aechmea com características morfológicas de inflorescência similares, distribuídas na região nordeste da floresta atlântica. Sob este cenário, hipotetizamos que o complexo Gravisia é formado por espécies geograficamente próximas e seus caracteres diagnósticos são homoplásicos. Nesse estudo, realizamos uma análise filogenética utilizando três marcadores nucleares (AGT1, ETS, phyC) e um marcador plastidial (matK), juntamente com uma reconstrução dos estados de caráter ancestrais e exploramos sua biogeografia. Nossos resultados revelaram que o complexo Gravisia não é monofilético, consistindo em uma linhagem com clados distintos que incluem táxons dos gêneros Aechmea, Portea e Canistrum.O pólen pantoporado é um caráter ancestral de todas as espécies dessa linhagem, a cor da pétala/sépala amarelo/alaranjado surge em outras linhagens de bromelioide, no entanto, se levado em consideração sua distribuição geográfica, apresentam validade taxonômica. Todas as espécies nesta linhagem estão concentradas na região nordeste da floresta atlântica, exibem um elevado grau de endemismo, sugerindo uma possível influência dos eventos do holo-pleistoceno em sua diversificação. Este estudo ressalta a complexidade e a importância da análise filogenética integrada com dados morfológicos e biogeografia para uma compreensão mais profunda da diversidade e evolução das bromélias, especialmente no contexto do Complexo Gravisia.

Externo à Instituição - DIEGO SOTERO DE BARROS PINANGÉ - UFAM
Externo à Instituição - GEYNER ALVES DOS SANTOS CRUZ - UPE
Presidente - 1988031 - RAFAEL BATISTA LOUZADA
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 17:37