PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATAS LEVI GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATAS LEVI GOMES DA SILVA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: videoconferência

DINÂMICA DE POPULAÇÕES DE FORMIGAS CORTADEIRAS: CONTROLES ASCENDENTES E DESCENDENTES

formigas cortadeiras; controle ascendente; controle descendente.

A herbivoria exerce um importante papel nos ecossistemas. Nas regiões Neotropicais, as formigas cortadeiras ocupam a posição de herbívoros dominantes. As formigas cortadeiras são um dos poucos organismos que conseguem se beneficiar das perturbações, tendo suas densidades populacionais elevadas em ambientes perturbados. Estudos recentes verificaram que em áreas perturbadas de Caatinga a densidade de formigas é alta e as taxas de herbivoria aumentam em conjunto com o grau de perturbação. Contudo, ainda não se sabe se esse é um fenômeno estável, ou se a instabilidade espaço-temporal das chuvas em áreas de Caatinga leva a oscilações populacionais e estudos ainda são necessários para elucidar os reais impactos desses organismos nesse ecossistema. Desse modo, esse trabalho se propôs verificar se a alta densidade de formigas cortadeiras permanece elevada após um longo período e como os controles ascendentes e descendentes estão influenciando essas populações. Até o momento, foi possível observar que a elevada densidade populacional de formigas cortadeiras se caracterizou como um fenômeno duradouro, permanecendo elevada após 7 anos desde o primeiro censo realizado em 2014, além disso, essa elevada densidade se concentrou em áreas próximas as estradas, repetindo o padrão encontrado anteriormente. Pudemos observar que o relaxamento do controle exercido pelos predadores naturais é um dos mecanismos explicativos dessa proliferação de formigas cortadeiras, visto que em áreas mais perturbadas com maiores densidades de formigas cortadeiras, a abundância de predadores naturais é menor.

Presidente - 2134418 - ARIADNA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externo à Instituição - FELIPE FERNANDO DA SILVA SIQUEIRA - UNIFESSPA
Externo à Instituição - XAVIER ARNAN VIADIU - UPE
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 16:06