O Ensino da Leitura e da Escrita: estratégias metodológicas de professores dos anos iniciais para lidar com a heterogeneidade
Alfabetização; Ensino da Leitura; Heterogeneidade; Estratégias de ensino; Práticas docente
A pesquisa objetivou investigar, analisar e refletir, em pesquisa participativa, estratégias didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental para lidar com a heterogeneidade dos conhecimentos dos estudantes. Esta pesquisa caracteriza-se por possui duas etapas no seu obejtivo, a investigativa e a elaborativa. Sendo assim, buscando responder as questões que norteiam o objetivo investigativo, fizemos uso dos seguintes instrumento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, entrevista de autoconfrontação, avaliações diagnósticas e finais, observações das aulas com anotação em diário de campo, video gravação e audio gravação. Para análise dados adotamos a abordagem metodológica qualitativa, sem se abster do apoio quantitativo, sob a luz dos estudos dos letramentos de Street (2014), e de leitura de Soares (1998). Na discussão sobre alfabetização proposta por Soares (2008; 2017; 2022), Leal (2006; 2013; 2022) e Moraes (2012) e os recentes estudos sobre heterogeneidade e educação com Leal; Sá; Silva (2018) e Leal e Pessoa (2023). Após a coleta e análise dos dados, foi realizado o objetivo elaborativo, que constitui o Produto Educacional (P.E), fruto dos resultados deste estudo. Participaram, nas duas etapas desta pesquisa, três professoras do município do Recife, das turmas do 2º, 3º e 5º ano, e a professora pesquisadora na elaboração do P.E.