Possibilidades e Desafios do Desenvolvimento de Projetos Didáticos no Processo de Alfabetização na Perspectiva do Letramento.
Alfabetização. Desafios e Possibilidades. Projetos didáticos. Alfabetização.
A presente pesquisa teve por objetivo identificar as possibilidades e os desafios para o desenvolvimento de projetos didáticos na alfabetização de crianças. O trabalho de investigação seguiu os contornos metodológicos da pesquisa de campo, à luz das contribuições teóricas de autores que tratam especificamente de projetos didáticos. Foi adotada a abordagem qualitativa, por meio de observação de 30 aulas e entrevistas. Foi um estudo exploratório, participativo e propositivo, envolvendo três professoras alfabetizadoras. Os dados foram analisados sob o paradigma de análise de conteúdo. Concluiu-se neste trabalho que o desenvolvimento de projetos didáticos com turmas de alfabetização requer uma atenção especial, para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, sem desconsiderar a heterogeneidade das turmas, sobretudo quanto ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética. Dentre outras características dessa modalidade organizativa do trabalho pedagógico, foi identificado que a mediação docente para garantir a participação dos estudantes no planejamento, execução e avaliação das atividades é a principal dificuldade enfrentada, assim como a criação de estratégias que contribuam para que as crianças realizem as atividades e, ao mesmo tempo, avancem nos conhecimentos sobre o sistema notacional.