Banca de DEFESA: CINTIA GONÇALVES DOS SANTOS

DISCENTE: CINTIA GONÇALVES DOS SANTOS
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Centro de Educação

Narrativas de Boas Práticas de Ensino na Educação de Jovens e Adultos: estratégias que contextualizam a inclusão da diversidade na ação educativa.

Boas Práticas, Diversidade, EJA e Inclusão, Ressocialização.

Esta pesquisa investiga as boas práticas de ensino que promovem a inclusão da diversidade na ação educativa nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. Apesquisaseconcentra em descobrir métodos eficazes que possibilitem aprendizagens significativas eemancipatórias para os estudantes da EJA, levando em consideração a diversidade presente nessas turmas. Do ponto de vista metodológico teremos como procedimentoapesquisa qualitativa narrativa, quantitativa descritiva e estudo de caso analisando o cotidiano da escola em três pilares: 1. Concepções pedagógicas para EJA; 2. Contribuições das políticas públicas na prática educativa para EJA; 3. As narrativas dainclusão da diversidade na ação educativa. Investigando dinâmicas, metodologias e estratégias que os professores estão utilizando no fazer pedagógico que possibilitemaprendizagens significativas, emancipatórias e de inclusão da diversidade, aos (as) estudantes da EJA. Bem como os documentos oficiais; e entrevistas episódicas comprofessores da Escola Estadual Irmã Dulce que desenvolvem boas práticas emsua açãoeducativa. O campo empírico dar-se-á no contexto da escola na Unidade Prisional Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, na modalidade de EJA. A perspectiva da narrativa contribuirá para que a complexidade da diversidade do ambiente escolar e suas particularidades se tornem mais explícitas por meio das vozes dos atores envolvidos e dos relatos de suas experiências, o que favorecerá significativamente para nosso estudo. A pesquisa espera oferecer significativamente a melhoria da qualidade e eficácia da educação oferecida a este grupo, com o objetivo final de facilitar sua reintegração na sociedade.

Presidente - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Interno - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
Externa à Instituição - ABDIZIA MARIA ALVES BARROS - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 17:26