Banca de DEFESA: MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS

DISCENTE: MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS
DATA : 11/04/2024
LOCAL: Centro de Educação

Uma cartografia das Mulheres Negras em Cargo de Liderança nas Escolas da Rede Municipal do Recife.

Mulheres negras; Gestão escolar; Gênero; Raça; Classe social

A presente pesquisa versa sobre a peculiaridade da participação de mulheres negras que atuam na Gestão de Escolas Públicas da Rede Municipal do Recife, e como essa atuação pode contribuir no processo de afirmação das identidades das mulheres negras, cujas trajetórias, historicamente, eram silenciadas. Considera-se pertinente evidenciar como uma gestora negra ocupando um espaço de liderança no contexto escolar pode ser representativo para toda comunidade escolar da qual está incluída e como isso pode impactar em questões raciais que envolvem o ‘estar’ na escola. O método empregado no presente estudo foi o cartográfico, por se tratar de buscarmos uma pesquisa que esteja em sintonia com o caráter processual da investigação, e nos basear numa proposta de transversalidade, através da qual houve um movimento de conversa entre as realidades das mulheres sujeitos da pesquisa. A abordagem foi qualiquantitativa, utilizando mecanismos como aplicação de formulários Googleforms e entrevistas semiestruturadas, cujo objetivo geral foi analisar como tem se dado a ocupação de mulheres negras em cargo de gestão escolar nas escolas da Rede municipal de ensino do Recife, percebendo o quantitativo de posições ocupadas por este grupo, e correlacionando a experiência de vida, o itinerário formativo com o seu contexto de experiência profissional e objetivos específicos: Mapear as trajetórias acadêmicas e profissionais de mulheres negras em cargos de liderança nas escolas da Rede municipal do Recife, Analisar a trajetória destas profissionais pela perspectiva do gênero e da raça, localizando dificuldades singulares em um campo mais amplo da estrutura racista e misógina no interior do capitalismo contemporâneo e Promover um evento (Roda de Diálogo) com as gestoras da pesquisa com a temática proposta junto aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Recife, que caracterizou o Produto Técnico da pesquisa. Os estudos a respeito da atuação de mulheres negras ocupando posições de liderança em Gestão escolar, contribuíram para que ampliemos o nosso olhar acerca das dificuldades enfrentadas por esse grupo, bem como nos possibilitou repensar e estabelecer conexões entre as disparidades sociais e econômicas à luz de marcadores como gênero, raça e classe social. Os sujeitos participantes da pesquisa foram gestoras negras de 4(quatro) escolas públicas da Rede Municipal do Recife. Ao final desse trabalho constata-se que, embora diante de cenários desfavoráveis, as mulheres negras são maioria na Rede de Ensino no Recife, e a partir de seus relatos e trajetórias, buscam transformar os marcadores de opressão e subalternidade em vivências que estimulem, no chão das escolas as quais estão atuando, oportunidades de uma construção pautada em dirimir as desigualdades movidas pelos marcadores de gênero, raça e classe social.

Externo ao Programa - 2866453 - ANDRE MENDES SALLES - nullInterna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 3100536 - RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 21:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09