A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: uma análise a partir da Rede de Ensino Municipal de Recife.
Gestor Escolar. Covid-19. Gestão pedagógica. Gestão da rede municipal de ensino.
Esta pesquisa enfoca a atuação do gestor escolar da Rede de Ensino Municipal de Recife frente aos desafios advindos no período da pandemia de covid-19. Nosso objetivo principal é analisar a atuação desse profissional diante dessas problemáticas. O referencial teórico foi embasado em estudos de Aguiar (2018), Azevedo (2010), Dourado (2000), Gadotti (2013), Libâneo (2007), Luck (2009), Saviani (2001), além de pesquisas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. De natureza qualitativa, este estudo tem como população três gestores escolares cujo critério de escolha foi pautado em escolas de pequeno, médio e grande porte. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas, realizados de forma presencial. Os resultados demonstraram que os gestores enfrentaram diversos desafios, dentre eles, estão relacionados às dimensões pedagógicas e à Gestão de Pessoas. Destacou-se a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais bem como as ações desenvolvidas frente às novas demandas educacionais. Além disso, a necessidade do trabalho coletivo, da interação e motivação demonstraram ser ferramentas essenciais para a democracia na escola.