MODELO PARA DETERMINAR EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO SISTEMA FERROVIÁRIO URBANO NO NORDESTE DO BRASIL
Mudanças climáticas, gases efeito estufa, sustentabilidade,
ferrovia, ciclo de vida
A emissão de gases de efeito estufa (GEE) é uma questão ambiental premente que tem
implicações significativas nas mudanças climáticas globais. Historicamente, o setor de transporte
tem sido um contribuinte significativo para as emissões de GEE devido ao uso predominante de
combustíveis fósseis em veículos. No entanto, o sistema ferroviário é amplamente reconhecido
por ser uma forma de transporte mais eficiente em termos de emissões de carbono em comparação com os modos de transporte rodoviário e aéreo. Neste contexto este estudo realizou uma análise bibliométrica retrospectiva abrangendo duas décadas no setor ferroviário, de 2002 a 2021, com o intuito de aprofundar a compreensão das nuances da pesquisa nesse campo. Para tal, utilizou a ferramenta VOSviewer para mapear conexões entre variáveis estudadas, revelando um marcante aumento nas publicações ao longo desse período. O trabalho de destaque foi o de Zhang, Y.T., identificado como o autor mais prolífico. Predominou o enfoque em engenharia, sendo o Transportation Research Record o periódico com maior publicação. A liderança desse campo ficou a cargo da China, notadamentecom a Southwest Jiaotong University. Contudo, salientou-se a lacuna concernente à pesquisa do impacto ambiental e sustentabilidade nos sistemas ferroviários, apontando para um campo promissor de investigação futura.