Banca de DEFESA: CLENIO AZEVEDO GUEDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLENIO AZEVEDO GUEDES
DATA : 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFERENCIAS
TÍTULO:

CONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEAS POR AGROTÓXICOS EM TERRÍTORIOA DE CULTIVO DA CANA-DEAÇUCAR EM PERNAMBUCO.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: contaminação ambiental; agrotóxicos; água superficial; água subterrânea; água para consumo humano.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, e diversos danos para o ambiente e para a saúde estão associados a esses biocidas. A contaminação hídrica pode ter serveras repercussões toxicológicas e ecotoxicológicas de curto, médio e longo prazo. Objetivo: Determinar a contaminação de águas superficiais e subterrâneas nas regiões produtoras de cana-de-açúcar na Zona da Mata Pernambucana. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico desenvolvido nos municípios de Goiana, Aliança Itambé, Sirinhaém e Água Preta, grandes produtores de cana-de-açúcar do estado de Pernambuco e no nordeste do Brasil. Foram coletadas 211 amostras de água de dezembro de 2021 a agosto de 2022, em 8 ou 9 durante o período, em cada município. Foram realizdas Análises multiresidual e imunodiagnóstico, cromatografia a gás e espectrometria de massas, em água bruta, superficial, subterrânea e água tratada de abastecimento público. Resultados: Os resultados confirmaram a presença de agrotóxicos nas águas de todos os municípios, em 129/211 das amostras. Sendo 48,06% (62/129) em fontes de águas subterrâneas (SUB), e 51,94% (67/129) em águas superficiais (SUP) e um total de 19 susbtancias difentes. Agrotóxicos foram identificados na água de poço de escolas rurais, em poços de fontes de água mineral, em poços comunitários em áreas rurais e nos principais rios e barragens dos municípios. Conclusão: Observou-se contaminação ambiental por agrotóxicos, podendo comprometer a biota e afetar a saúde das populações expostas. Embora o VMP não tenha sido ultrapassado na maioria dos casos, podem ocorrer danos não dose-relacionados e efeitos aditivos e sinérgicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IDÊ GOMES DANTAS GURGEL
Externa à Instituição - KAREN FRIEDRICH
Interna - 1510820 - JOSICLEDA DOMICIANO GALVINCIO
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA - UFPB
Presidente - 2314837 - SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 09:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06