Banca de DEFESA: BERNARDO JOSE DE OLIVEIRA

DISCENTE : BERNARDO JOSE DE OLIVEIRA
DATA : 25/08/2022
LOCAL: Videoconferência (meet.google.com/mku-vmed-jgp)

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO NA CADEIA PRODUTIVA DE UMA FÁBRICA DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS COM BASE NA METODOLOGIA DMAIC

Pintura automotiva. Lean Manufacturing. Seis Sigma. DMAIC.

O tema de pesquisa desta dissertação do mestrado profissional em engenharia de produção é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, localizada dentro de Supplier Park de uma montadora de carros, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP) em todos os seus processos e em virtude do retrabalho gerado por essas falhas, ocasionavam outros tipos de problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O custo com o desperdício de peças era monitorado através de um indicador que estava alinhado ao plano estratégico e relacionava o custo do SCRAPxVENDAS da empresa. Através da análise dos dados, foi identificado que a área de pintura automotiva era o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP, representando 34,7% de todo desperdício da empresa. O processo de pintura de peças é bem crítico, cheio de variáveis e muito técnico, onde as peças são pintadas em duas cabines automatizadas (NT1 e NT2) que necessitam de várias etapas de preparação e utilizam a tecnologia de pintura eletrostática, com a aplicação realizada por robôs, sendo que quaisquer alterações nos parâmetros, nos controles ou erros operacionais podem gerar falhas ou defeitos em grandes lotes de peças pintadas, cuja a qualidade destas ficam comprometidas o que resulta no seu descarte (SCRAP). No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções inovadoras para os desafios do setor, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma” que é uma estratégia para tomada de decisões estritamente focada na gestão da qualidade e processos, que busca melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. A escolha da metodologia foi baseada no modelo de excelência operacional da ferramenta, cujo resultados são amplos em vastos processos e com eficiência em classe mundial. A aplicação da metodologia DMAIC foi fundamental para mapear os principais processos envolvidos, na estratificação dos dados para deixar claro quais eram as principais peças e os problemas de pintura que mais impactavam no custo do SCRAP, na identificação das causas raízes dos problemas sendo priorizadas as causas mais relevantes e na geração de soluções para os  problemas específicos da área de pintura. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), já que este problema tinha grande impacto financeiro e estava alinhado ao plano estratégico da empresa, foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas as cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 o objetivo era reduzir 30% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 o objetivo era reduzir 20% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e tinha o objetivo de reduzir em 25% a geração de SCRAP do setor e com este trabalho a redução foi de 26,1%. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e tinha como objetivo a redução em 20% e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador de SCRAPxVENDAS. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.

Externo à Instituição - RICARDO PIRES DE SOUZA - UFRN
Interna - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Presidente - 1646226 - RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
Notícia cadastrada em: 24/08/2022 11:29