O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA EMPRESA MAGAZINE LUIZA: UM CASO DE INOVAÇÃO DOS NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL
Inovação; Transformação Digital; Magazine Luiza.
A transformação digital surge como um instrumento de materialização da inovação, representando a expressão tecnológica como fonte de promoção das modificações tanto organizacionais, no âmbito de processamento interno da empresa, quanto socioculturais, quando fomentam a estruturação de novos parâmetros de “relacionamento” entre “cliente-empresa”; “empresa-parceiros”; “empresa-produto” e “empresa-forma de negócio”. É exatamente observando essa “reformulação” na forma de fazer e de enxergar os negócios que reside a importância do presente trabalho, o qual analisou o processo de transformação digital da empresa Magazine Luiza, buscando: compreender a valorização econômica dos mercados digitais; examinar a estruturação digital de uma empresa de varejo de grande porte; identificar os parâmetros e as fases necessárias à transformação digital e, por fim, constatou quais as implicações desse processo no tocante à privacidade, à segurança, ao consumo e à responsabilização dos (sobre) dados. A construção metodológica do texto se deu a partir de uma pesquisa exploratória, executado através de levantamento dos relatórios econômicos oficiais divulgados pela pessoa jurídica; pesquisa descritiva dos elementos de edificação digital da varejista e levantamento bibliográfico dos parâmetros. A partir desta pesquisa foi possível identificar quais foram os elementos gerais necessários à transformação digital da Magazine Luiza, como forma de supor uma parametrização do processo de transformação no varejo.