Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MARIA OLIVEIRA BEZERRA RAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA MARIA OLIVEIRA BEZERRA RAU
DATA : 27/01/2022
LOCAL: 13h | Meeting: https://meet.google.com/pfr-ytmv-ozp

A Propriedade Intelectual nos Ambientes de Inovação: Um Estudo de Caso da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco-SECTI

Ambientes de Inovação, Propriedade Intelectual, Pernambuco.

Este estudo visa traçar estratégias para a disseminação da gestão da propriedade intelectual nas startups dos atores interligados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco-SECTI. Para tanto, será mapeada a rede de atores ligados à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco-SECTI e o papel de cada um na disseminação da proteção da propriedade intelectual para as startups que a ela estão interligados, analisando as cláusulas relacionadas à propriedade intelectual dos editais de fomento dos programas destes atores, identificando como as startups participantes das ações de fomento percebem a propriedade intelectual e traçando táticas de gestão da propriedade intelectual para os ambientes de inovação. O referencial teórico estabelece-se nas conceitualizações e definições dos ambientes de inovação, focando nas tipologias das startups, dos ecossistemas de inovação, com um recorte dos parques tecnológicos, dos mecanismos de geração de empreendimentos, com abordagem nas incubadoras de empresas e aceleradoras de negócios e dos institutos de tecnologias. Em seguida, aborda-se a propriedade intelectual com foco nas áreas de patente, marca, desenho industrial, software e segredos de negócios. Finalizando o referencial teórico, de forma transversal, apresenta-se as políticas públicas para o fomento da inovação no Estado de Pernambuco. Com delineamento metodológico de abordagem qualitativa, quanto ao seu objetivo classifica-se como descritiva e interpretativa. O método de pesquisa definido é o de estudo de caso, o lócus escolhido para a pesquisa é a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco-SECTI, no qual serão selecionados os atores ligados aos programas de fomento para inovação. Como sujeitos da pesquisa serão selecionados os gestores dos programas de fomento e empreendedores das startups atendidas pelos programas. A coleta de dados contará com técnicas de entrevista individual semiestruturada com os sujeitos mencionados anteriormente, observação não participante com o auxílio de protocolo de observação para os ambientes de fomento, pesquisa documental com levantamentos dos instrumentos jurídicos utilizados para formalizar as relações, e questionário. As técnicas de análise dos dados coletados utilizadas serão a análise de conteúdo e a análise documental. Ao final, espera-se desvelar elementos da cultura de propriedade intelectual no ecossistema de inovação ligado à SECTI, possibilitando traçar estratégias para a efetiva gestão da propriedade intelectual nos ambientes de inovação.

Presidente - 2068614 - SILVIO LUIZ DE PAULA
Interno - 1832708 - CELIO ANDRADE DE SANTANA JUNIOR
Externa à Instituição - MARIA AMALIA OLIVEIRA DE ARRUDA CAMARA - UPE
Notícia cadastrada em: 24/01/2022 09:11