PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DE OLIVEIRA RAMOS DELFINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DE OLIVEIRA RAMOS DELFINO
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Google Meet - https://meet.google.com/oeq-rrtn-hqe
TÍTULO:

INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA DO AGRESTE PERNAMBUCANO: UMA ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA IMAGEM E SACRIFÍCIO PERCEBIDO À LUZ DA ÉTICA DA AUTENTICIDADE



PALAVRAS-CHAVES:

mídias sociais, influenciadores digitais, gerenciamento de imagem, sacrifício, autenticidade, moda.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Com o aparecimento e evolução das plataformas de mídias sociais, os indivíduos têm construído virtualmente conexões com pessoas que não conhecem pessoalmente, reestruturando os modelos de comunicação, interação e influência. Com o advento destas mídias, presenciamos o aparecimento de um ator social entendido como líder de opinião e, portanto, indutor de comportamentos e tendências de consumo; ou seja, renovador do sistema da moda: o influenciador digital (SMI). Tal indivíduo cria conteúdos que estimulam seus seguidores a consumirem produtos e adotarem determinados estilos de vida, compartilhando tendências, provocando alterações significativas na forma como a moda é narrada e comercializada. Como agentes de influência, os SMIs buscam garantir que suas mensagens sejam percebidas como autênticas e orgânicas. Para isso, gerenciam suas imagens em ambiente virtual, muitas vezes por meio de sacrifícios, em busca de autenticidade, o que os garante credíveis para o seu público e atraentes para as marcas que o querem como endossantes. Neste contexto, o objetivo da presente pesquisa é responder a seguinte questão: Como as influenciadoras digitais de moda do Agreste pernambucano, por meio de ações sacrificantes, gerenciam suas imagens em prol de autenticidade? Ao compreender a Moda como um dos principais fenômenos de normatizações da sociedade, este projeto observará influenciadoras digitais de moda de uma região com alta atividade confeccionista no Brasil, o Agreste pernambucano. A pesquisa será de caráter qualitativo, dividida em duas partes: realização de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos de pesquisa as próprias influenciadoras digitais de moda da região; e a realização da observação online do perfil dessas influenciadoras. Para isso, as análises feitas, a partir dos dados coletados, serão realizadas por meio de textos, imagens e números que representarão o corpus da presente pesquisa. Os textos (entrevistas realizadas) serão analisados a partir da Análise Temática, no qual os temas devem capturar algo relevante dos dados e representar algum nível de resposta ou de significado para a questão da pesquisa. Para as imagens, o conteúdo das postagens das influenciadoras digitais será analisado a partir do processo de Análise Semiótica da Imagem Parada, uma análise que constrói os sentidos a partir dos signos observados. Por fim, para a análise dos dados numéricos, será utilizada a estatística descritiva. Ao final dessas etapas, os dados serão discutidos a fim de se compreender como as influenciadoras digitais de moda do Agreste pernambucano, gerenciam suas imagens, por meio de ações sacrificantes, em prol da autenticidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELISABETE DA ANUNCIAÇÃO PAULO MORAIS
Externa à Instituição - MARIA DE LOURDES DE AZEVEDO BARBOSA - UFPE
Presidente - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 23/03/2023 16:40
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